Aprofundar o conhecimento sobre o estado atual do sobreiro, descobrir quais as plantas mais resilientes capazes de preservar a espécie e defende-la das muitas ameaças,
bem como para encontrar soluções para os impactos das alterações climáticas na Serra do Caldeirão são os grandes objetivos do projeto “Adaptação dos sobreiros face às alterações climáticas e como as mesmas promovem a sustentabilidade do ecossistema”, assumido pela Universidade do Algarve, com o apoio do Município de São Brás de Alportel, que incentivou o lançamento deste projeto que se assume intermunicipal.
A árvore nacional e espécie emblemática da serra do Caldeirão enfrenta crescentes ameaças relacionadas com o clima, pelo que este estudo poderá ser determinante para compreender o problema da morte do sobreiro e assegurar a preservação do ecossistema.
O executivo municipal aprovou a emissão de uma declaração de apoio à candidatura apresentada pela Universidade do Algarve, enquadrada no programa Algarve 2023 – FEDER – Investigação Científica e Desenvolvimento Tecnológico. Este apoio traduz-se na colaboração em diversas atividades previstas.
A concretização do projeto no concelho poderá incluir a instalação de um campo experimental na serra, que terá uma relevante importância neste que é um setor de charneira do concelho, bem como ações de formação, sensibilização e uma conferência final, em articulação com os municípios de Tavira, Loulé e Monchique.
Com um valor global superior a 500 mil euros e execução prevista entre 2026 e 2029, a candidatura representa a continuidade de mais de 30 anos de investigação científica sobre o sobreiro no Algarve.
CM de São Brás de Alportel