Jovem de Quarteira representou a Associação Existir no «Festival da Canção para Pessoas com Deficiência»
15:02 - 21/10/2025
LOULÉ
Superou um tumor cerebral e emociona com o seu talento
Aos 25 anos, Daniel Costa Ribeiro, natural de Quarteira, foi um exemplo de determinação e alegria. O jovem, que trabalha como relações públicas no McDonald’s de Vilamoura, representou a Associação Existir no 10.º Festival da Canção para Pessoas com Deficiência, que teve lugar no passado dia 18 de outubro, no Teatro Municipal de Loulé.
Apaixonado pela música desde criança, Daniel sempre sonhou com os palcos. “Pegava num comando ou numa garrafa e fingia que era um microfone”, recorda com humor. Essa paixão levou-o, anos mais tarde, a participar no programa The Voice Gerações, da RTP, integrando a equipa do cantor Anselmo Ralph — uma experiência que descreve como “uma loucura boa” e uma das maiores aventuras da sua vida.
Apesar do entusiasmo e do sorriso contagiante, o percurso de Daniel não foi fácil. Aos seis anos foi diagnosticado com um tumor cerebral, que o obrigou a enfrentar três cirurgias e longos tratamentos de quimioterapia. “Foram tempos difíceis, mas graças a Deus estou bem. Desde 2016 que estou estável”, partilha com serenidade.
O jovem sublinha a importância da Associação Existir no seu percurso, onde concluiu o curso de Pré-impressão e Cuidador de Crianças e Jovens, e que continua a acompanhar o seu desenvolvimento pessoal e artístico.
O tema que Daniel vai interpretar no festival foi composto especialmente para si pela formadora Catarina Viegas, e promete emocionar o público pela autenticidade e mensagem de superação. “A música conta a minha história. É algo muito pessoal e especial”, confessa.
Embora satisfeito com o seu trabalho atual, Daniel mantém o sonho de gravar um álbum e cantar “pelos palcos do país”. Com uma postura positiva e um espírito inspirador, deixa uma mensagem de esperança:
“Quero agradecer a todos os louletanos, quarteirenses e amigos que me têm apoiado. E quero dizer a toda a gente: nunca desistam dos vossos sonhos, porque mais tarde ou mais cedo eles acontecem. E sejam sempre felizes, porque o ódio não leva a lado nenhum.”
Com o coração cheio de gratidão e a voz pronta para emocionar, Daniel Ribeiro prepara-se para subir ao palco e provar que, quando se acredita com força e alegria, os sonhos acontecem mesmo.
Sobre a Associação Existir
Com sede em Loulé, a Associação Existir é uma instituição de referência na área da reabilitação, formação e integração de pessoas com deficiência ou incapacidade, promovendo a autonomia, o emprego e a inclusão social. Fundada em 1988, a Existir desenvolve projetos de formação profissional, atividades ocupacionais, programas de reabilitação e iniciativas culturais e artísticas que valorizam o potencial de cada pessoa.