Romanos

15:00 - 17/10/2025 OPINIƃO
GENEALOGIA por Manuel da Silva Costa | mscosta2000@hotmail.com

Os Romanos, como o nome indica, são originários de Roma, cidade da Itália fundada em 753 a.C.

Unificaram a Península Italiana e criaram um vasto Império em redor do Mediterrâneo e Mar Negro, ultrapassando a Norte os rios Reno e Danúbio e englobando a atual Inglaterra (fig.).

No Mediterrâneo Oriental ocuparam a posição do Império Helénico de Alexandre Magno, enquanto que a Oeste da Itália habitavam predominantemente tribos Celtas …

No seguimento da 2ª Guerra Púnica (218-202 a.C.), donde saíram vitorioso face aos Cartagineses, os Romanos começaram a colonização da Península Ibérica.

Na sua expansão foram recebidos pacificamente no Cineticum (Algarve), em 151 a.C., pelos Conii, a tribo indígena. Como resposta, os vizinhos Lusitani, que já estavam em guerra com os Romanos, saquearam o Cineticum e arrasaram a capital Conistorgis …

A queda de Numância (133 a.C.), perto da atual Soria, foi o culminar da conquista Romana da Hispania, mais tarde dividida nas Províncias Citerior, Bética e Lusitânia (25 a.C.) com capital em Mérida e limitada a norte pelo rio Douro e a Sudeste pelo rio Guadiana. Esta unidade política teve continuidade no tempo dos Visigodos (456) e dos Muçulmanos (711) que lhe chamaram Garbe al Andaluz - “Oeste da Andaluzia” … pela Reconquista Cristã foi sendo restringida (1064-1249) e passou a chamar-se simplesmente Portugal.

A herança Romana (151 a.C. – 410 d.C.) faz-se sentir a todos os níveis, desde a língua (Latim), á Lei, ás obras (estradas, edifícios, pontes, barragens, aquedutos), á arte, á administração, á economia, á toponímia … são ainda de origem Latina muitos nomes próprios e apelidos que ainda hoje subsistem como – Pinheiro, Palma, Valarinho, Toscano, Palermo, Drago …

A influência Romana entre nós será predominantemente masculina, caracterizada pelo marcador genético Y-J2, com a frequência de 23% no Centro-Sul de Itália (Cruciani et al., 2004). Em Portugal Y-J2 apresenta uma frequência média de 7% ... correspondente a cerca de 15% do nosso património genético …