Paula Freitas, candidata do Partido Social Democrata (PSD), foi eleita presidente da Câmara Municipal de Vila do Bispo, ao vencer a atual presidente, Rute Silva, do Partido Socialista (PS).
A presidente eleita da Câmara de Vila do Bispo, que conquistou a autarquia ao PS pelo PSD, disse hoje à Lusa tratar-se de uma "vitória da mudança" ao fim de uma "inércia de 16 anos".
“Foi uma vitória da mudança, porque o povo considera que o concelho precisa de uma mudança”, disse Paula Freitas, que venceu as eleições autárquicas de hoje no concelho algarvio.
O PSD conquistou hoje a Câmara de Vila do Bispo, elegendo como presidente Paula Freitas e obtendo dois dos cinco mandatos em disputa, após 16 anos de liderança socialista.
Paula Freitas sucede no cargo à socialista Rute Silva, que liderou o executivo autárquico, sem maioria, durante um mandato, não tendo conseguido ser reeleita.
De acordo com dados provisórios do Ministério da Administração Interna (MAI), o PPD/PSD obteve 40,85% dos votos, tendo o PS sido o segundo partido mais votado, com 39,24% dos votos, alcançando dois mandatos.
O Chega alcançou o terceiro melhor resultado, com 14,45%, obtendo um mandato, seguido da CDU (PCP/PEV), quarta, com 3,70%.
“O concelho precisava de evoluir e viram que eu era a pessoa com a capacidade para tirar Vila do Bispo desta inércia de 16 anos de governação socialista”, apontou Paula Freitas em declarações à agência Lusa.
De acordo com a presidente eleita, a “vitória de hoje reflete também o trabalho de quatro anos enquanto vereadora e uma campanha eleitoral feita com o coração”.
Questionada sobre as dificuldades que pode enfrentar na governação num executivo sem maioria, Paula Freitas disse acreditar “em todos os eleitos para construir um concelho melhor”.
“Acredito que todos querem o melhor para Vila do Bispo”, concluiu.
Paula Freitas, de 61 anos, licenciada em Engenharia Química, já tinha encabeçado a lista da coligação PSD/CDS-PP/MPT/PPM nas eleições de 2021, que na altura foi a terceira força política mais votada, com 23,97% dos votos.
Entre 2002 e 2005, integrou o executivo municipal, então liderado por Gilberto Viegas (PSD), como vereadora e vice-presidente da Câmara de Vila do Bispo, com os pelouros da educação, ação social, cultura, ambiente, águas e saneamento, cemitérios e toponímia.
Paula Freitas tinha como adversários Rute Silva (PS), Afonso Nascimento (Chega) e Bruno Boaventura (CDU).
De acordo com os dados do MAI, o PPD/PSD venceu igualmente a corrida eleitoral para a Assembleia Municipal de Vila do Bispo, com 41,49%, elegendo sete mandatos, seguido do PS (36,79%, seis mandatos), do Chega (14,04%, dois mandatos) e da CDU (5,43%), que não alcançou nenhum mandato.