Autárquicas: Montenegro diz que municípios não fazem «aproveitamento total» dos programas de financiamento

08:43 - 08/10/2025 POLÍTICA
O presidente do PSD afirmou ontem que muitas autarquias «não fazem um aproveitamento total» dos programas de apoio e de financiamento que têm à sua disposição, designadamente na habitação, educação e setor social.

“Sinceramente, em muitos territórios, em muitas terras, não há um aproveitamento total daquilo que está à disposição das autarquias. Hoje temos programas de apoio e financiamento muito interessantes para termos a requalificação das escolas e darmos ambições para que os mais jovens possam qualificar-se”, disse Luís Montenegro, em Silves, no Algarve.

Ao discursar numa iniciativa de campanha autárquica de apoio ao candidato à Câmara de Silves, Montenegro disse haver condições para, em colaboração com os municípios, com as instituições particulares de solidariedade social, “ter oferta para que haja creches e jardins de infância para todos”.

O líder social-democrata enumerou também “os programas para investir na habitação pública para arrendamento a custos acessíveis”, existindo ainda “um programa que os municípios devem aproveitar com simplificação de procedimentos, para facilitar a vida aos cidadãos e aos empreendedores”.

“Temos um conjunto muito significativo de incentivos à atividade económica, de apoio à instalação de empresas, sobretudo aos territórios de baixa densidade, com aproveitamento de fundos que estão disponíveis, devendo as autarquias ser um intermediário entre os empreendedores e os vários órgãos da administração pública”, notou.

Questionando pelos jornalistas sobre a informação de que os procuradores do Ministério Público consideram que deve ser aberto um inquérito-crime à atividade da empresa Spinumviva, Luís Montenegro escusou-se a fazer qualquer comentário.

Além de Silves, o líder do PSD participou ontem em várias ações de campanha autárquica nos concelhos de Faro e Loulé, terminando o dia com um jantar-comício em Albufeira.

 

Lusa