Autárquicas: Candidato do BE em Faro defende esquadra da PSP no Montenegro

09:13 - 07/10/2025 POLÍTICA
O candidato do Bloco de Esquerda (BE) à Câmara de Faro, José Moreira, afirmou ontem que a dimensão da freguesia do Montenegro, em Faro, já justifica a criação de uma esquadra da PSP nessa zona urbana do concelho.

No início da segunda semana de campanha para as eleições autárquicas de 12 de outubro, o candidato disse à agência Lusa que o espaço público e a segurança estão relacionados e a criação de uma esquadra em Montenegro seria positiva, até pela proximidade com o Aeroporto Internacional Gago Coutinho, onde a PSP já presta serviço.

“Para o Bloco de Esquerda, o espaço público e a segurança estão fundamentalmente ligados. Aliás, sabemos que as pessoas no concelho e, em particular, nas zonas mais urbanas, estão muito descontentes com o estado do espaço público e isso também condiciona um pouco a perceção, ou condiciona bastante a perceção de segurança”, afirmou o candidato.

José Moreira considerou que a insegurança não está só ligada ao crime e é sentida também quando o espaço público impede, por exemplo, idosos de irem à rua sem risco de cair ou o estacionamento e trânsito desordenados dominam as ruas, afastando os cidadãos de a viverem.

O candidato propôs a criação de “medidas imediatas” para cuidar o espaço público, entre elas a criação de uma linha telefónica de contacto com autarquias, freguesias ou outras entidades, para receber “participações de pequenos problemas que se registam no espaço público” e reportar danos a necessitar de intervenção urgente no espaço público.

A atuação mais rápida no espaço públicos “aumentaria a presença das pessoas na rua”, baixava a “sensação de insegurança” e “diminuiria até a pequena criminalidade”, argumentou, salientando que, embora Faro “não seja Gotham” [cidade imaginária dominada pelo crime e retratada na banda desenhada Batman]”, tem “alguns problemas de pequena criminalidade” que “têm que ser resolvidos”.

José Moreira defendeu que os efetivos policiais devem, “se possível, ser reforçados ou, pelo menos, tornar-se mais visíveis”, havendo uma “clara distinção entre o trabalho da Polícia Municipal e da PSP”, e afirmou que o “Montenegro, mercê das suas características cada vez mais urbanas, justificaria a criação de uma esquadra da PSP para servir a freguesia”.

O candidato recordou que a PSP já “tem que estar, por exemplo, no aeroporto” e disse haver registo de “muitas tensões” provocadas por “problemas de relação de vizinhança, problemas de regulação do trânsito e problemas de regulação do estacionamento” na freguesia, que teriam resposta mais próxima com uma esquadra local.

Além de José Moreira, candidatam-se à Câmara de Faro António Miguel Pina (PS), Cristóvão Norte (Coligação “Faro Capital de Confiança” – PSD/IL/CDS-PP/PAN/MPT), Adriana Marques Silva (Livre), Duarte Baltazar (CDU - coligação PCP/PEV), José Freitas Oliveira (ADN), José Moreira (BE), Pedro Oliveira (Volt Portugal) e Pedro Pinto (Chega).

Em 2021, a coligação liderada pelo PSD venceu as autárquicas, elegendo seis dos nove mandatos em disputa, enquanto o PS ficou na segunda posição, garantindo os restantes três eleitos. A CDU, que ficou em terceiro lugar, e o Chega, em quarto, não elegeram qualquer vereador.

 

Lusa