Autárquicas: ADN propõe gabinete autárquico para resolver mobilidade pedonal em Faro

16:33 - 06/10/2025 POLÍTICA
O candidato independente do partido Alternativa Democrática Nacional (ADN) à Câmara de Faro quer avançar com a criação de um gabinete autárquico, «para resolver os problemas» da mobilidade pedonal e de pessoas com deficiência na cidade.

Em declarações à agência Lusa, à margem de uma ação de campanha no centro da cidade de Faro para demonstrar “os problemas de mobilidade pedonal”, José Freitas de Oliveira apontou “a degradação dos passeios e os obstáculos que impedem a circulação em segurança de pessoas com deficiência”.

“Os passeios estão esburacados, há carros estacionados indevidamente em cima dos passeios e degraus, uma série de obstáculos que impedem a passagem de cadeiras de rodas e até carrinhos de bebé”, realçou.

Para o candidato pelo ADN, partido que concorre pela primeira vez à Câmara de Faro, trata-se de “uma situação inadmissível” que os sucessivos executivos autárquicos “teimam em não resolver, numa cidade que se quer moderna e acessível para todos”.

José Freitas de Oliveira disse que face às “várias lacunas de mobilidade” identificadas pelo ADN, a candidatura propõe que seja criado um gabinete autárquico “que possa ajudar a resolver parte dos problemas da mobilidade das pessoas com deficiência”.

“Identificámos várias zonas no centro de Faro com obstáculos como degraus, veículos, sinais e diversos tipos de objetos que impedem a circulação e aos quais é preciso dar resposta urgente”, sublinhou.

O candidato deu ainda como exemplo dos constrangimentos à mobilidade, a existência de prédios “licenciados pela autarquia que não têm elevador”, o que, na sua opinião, “é outro exemplo de como o município deve rever os critérios de acessibilidade na construção e licenciamento de edifícios”.

Segundo José Freitas de Oliveira, o gabinete autárquico tem como função também “deslocar-se aos domicílios e ajudar as pessoas, idosos e jovens, que têm dificuldade de locomoção”.

O partido considera que “a inclusão e a acessibilidade devem ser prioridades reais na gestão municipal” e promete colocar a mobilidade no centro da ação autárquica caso vença as próximas eleições em Faro.

Além de José Freitas de Oliveira, candidatam-se à Câmara de Faro nas eleições autárquicas do próximo dia 12 de outubro Cristóvão Norte (“Faro Capital de Confiança”, coligação PSD/IL/CDS-PP/PAN/MPT), António Miguel Pina (PS), Adriana Marques Silva (Livre), Duarte Baltazar (CDU - coligação PCP/PEV), José Moreira (BE), Pedro Oliveira (Volt Portugal) e Pedro Pinto (Chega).

Em 2021, a coligação liderada pelo PSD venceu as autárquicas, elegendo seis dos nove mandatos em disputa, enquanto o PS ficou na segunda posição, garantindo os restantes três eleitos. A CDU, que ficou em terceiro lugar, e o Chega, em quarto, não elegeram qualquer vereador.

 

Lusa