RICARDO CALÉ APRESENTA CANDIDATOS AOS ÓRGÃOS AUTÁRQUICOS PERANTE MIL PESSOAS NO JARDIM PESCADOR OLHANENSE

12:30 - 03/10/2025 POLÍTICA
A candidatura de Ricardo Calé à Câmara Municipal de Olhão reuniu, no passado dia 25 de setembro, cerca de mil pessoas no Jardim Pescador Olhanense, num grande evento público que assinalou a apresentação dos candidatos aos diferentes órgãos autárquicos:

Câmara Municipal, Assembleia Municipal e Assembleias de Freguesia.

O encontro simbolizou não apenas a formalização de uma equipa unida e preparada para servir Olhão, mas também um momento de confiança, esperança e mobilização da comunidade, em torno de um projeto político que coloca o futuro do concelho no centro da ação.

No seu discurso, Ricardo Calé, candidato a presidente da Câmara Municipal, destacou um programa assente em eixos estratégicos claros, capazes de responder às principais necessidades do concelho e de projetar Olhão para os desafios do futuro:

Na saúde e bem-estar animal: Requalificação das unidades de saúde do concelho;

Implementação dos projetos CUIDAR Saúde Oral e Cuidar Saúde Mental; Criação de uma bolsa de terrenos públicos para construção de lares e estruturas de apoio a idosos;

Construção de um centro de investigação e ensino em medicina; 100% médico de família; incentivo ao apoio domiciliário; Criação do Cheque Veterinário Social; Criação do Gabinete CROA Móvel.

Na educação: Apoio de 50% a todas as crianças do pré-escolar sem vaga no ensino público; Construção de mais 12 salas de pré-escolar; Concluir construção do Jardim-de-Infância Quinta João de Ourém; Criação do Conservatório de Ciência e Tecnologia; Formação em Literacia Financeira; Duplicar as bolsas de estudo; Contapoupança para bebés nascidos em Olhão (100€ em Certificados do Tesouro); Reforço do apoio à educação inclusiva; Reforço da formação profissional (IEFP e ISQ); Reforço segurança escolar

Na economia e emprego: Criação do STARTUP OLHÃO, espaço de coworking e incubadora de empresas; Instalação de uma Loja de Cidadão no Ria Shopping;

Criação de uma nova zona industrial no concelho; Requalificação do Porto de Pesca;

Conclusão do projeto HUB AZUL; Expansão do projeto “Bairros Comerciais Digitais” ao resto do concelho; Criação de comunidades energéticas.

Na habitação: Construção de habitação a custos controlados em todas as freguesias;

Conclusão da 1ª fase da litografia (208 fogos) e início da 2ª fase com + 76 fogos;

Construção de 1140 fogos, 440 no Parque Tecnológico, 400 na João de Ourém e 300 na Litografia. Aquisição de património degradado na zona histórica construção a custos controlados e venda a olhanenses com menos de 35 anos; Reforço dos mecanismos de apoio à renda; Casa de função para professores, forças de segurança e profissionais de saúde.

Na identidade – Cultura e Desporto: Criação do Museu do Mar e da Ria Formosa no antigo matadouro, onde a história será contada, num espaço moderno com potencial de dinamização; já em 2026 a Feira de S. Miguel e as Marchas Populares, serão uma realidade; Criação do Estatuto do Artista Local; Criação de uma livraria municipal;

Construção da pista de atletismo de Pechão; Criação de 10 novas instalações desportivas; Gala do Desporto do Concelho de Olhão; Aldeia Columbófila e o Orçamento Participativo Jovem; Construção de um complexo de padel e ténis em Quelfes.

No planear o Futuro – Olhão mais Verde, destacou: Requalificação do setor poente da Avenida 5 de Outubro; Plantação de mais de 1000 árvores em todo o concelho;

Requalificação da zona ribeirinha da Fuseta e do Salva-Vidas; Requalificação da Estrada Nacional 2-6, entre Pechão e Olhão; Requalificação da Estrada do Pereiro – S. Bráz;

Iniciar o projeto para a construção do Parque Urbano; Requalificação da Praça de Agadir; Redução do IMI, Criação de uma bolsa de terrenos para construção de lares e estruturas de apoio – Olhão mais Sénior.

A sessão contou ainda com as intervenções do presidente do PS Algarve, Luís Graça, e do candidato a presidente da Assembleia Municipal, António Cabrita, que reforçaram a visão comum de um concelho mais justo, inovador e capaz de valorizar o potencial das pessoas e do território.

O Jardim Pescador Olhanense, em plena frente ribeirinha, transformou-se assim num espaço de convívio e partilha, onde centenas de cidadãos manifestaram apoio e entusiasmo à candidatura.

Para Ricardo Calé, “este foi um dia de afirmação da vontade coletiva de construir um concelho mais ambicioso, mais sustentável e mais inclusivo. O futuro da cidade e das freguesias começa aqui, com todos e para todos”.

Com uma equipa renovada, plural e representativa, a candidatura de Ricardo Calé afirma que existe um caminho para Olhão, um caminho que passa por manter o rumo, consolidar os progressos dos últimos anos e projetar o concelho para um futuro mais promissor.

 

PS Olhão