Taxa de IVA a 6% aplica-se à construção de casas próprias, mas dentro de um valor que ainda vai ser definido, revela Governo.
Um proprietário de um terreno que construa uma casa para habitação vai também usufruir de uma taxa de IVA a 6%, contudo existe um teto máximo que vai ser definido pelo Ministério das Finanças, indicou o Governo.
“O IVA [Imposto sobre o Valor Acrescentado] a 6% aplica-se à construção própria”, esclareceu o Ministério das Infraestruturas e Habitação à Lusa.
Contudo, esta taxa aplica-se “dentro de um determinado valor”, que ainda está a ser definido pelo Ministério das Finanças, precisou.
Luís Montenegro anunciou, esta quinta-feira, que o Governo vai baixar a taxa de IVA para 6% para a construção de casas para venda até 648.000 euros ou, se forem para arrendamento, com rendas até 2.300 euros (renda moderada) - um regime fiscal que irá vigorar até 2029.
Por outro lado, a taxa de IVA mínima de 6% vai também aplicar-se “à construção e reabilitação de edificado” para arrendamentos até ao valor de 2.300 euros.
Lusa
Idealista News