Apresentação Pública da Coligação «Unidos por Silves» (BE.L.PAN)

09:06 - 30/09/2025 POLÍTICA
A coligação «Unidos Por Silves» - que junta os partidos LIVRE (L), Bloco de Esquerda (BE) e Pessoas-Animais-Natureza (PAN), bem como muitos cidadãos independentes - apresenta hoje oficialmente a sua candidatura às Eleições Autárquicas 2025 pelas 17 horas na Biblioteca Municipal de Silves.

Sob o lema “A força das pessoas, a voz da terra” a candidatura concorre à Assembleia Municipal de Silves e à Junta de Freguesia de Silves e assume-se como um projeto de proximidade e compromisso com o concelho, valorizando a participação cívica, a sustentabilidade e a defesa da qualidade de vida das comunidades locais.

Na sessão, serão apresentados os principais candidatos da coligação, bem como as linhas orientadoras do programa autárquico, que se foca no desenvolvimento equilibrado de todo o concelho de Silves, no apoio à cultura e ao património, na valorização dos trabalhadores e na promoção de uma sociedade mais inclusiva e justa.

 

Os principais candidatos da Coligação "Unidos por Silves":

 

 

Sérgio Correia - #1 Assembleia Municipal de Silves

Sérgio Correia, 35 anos, residente em São Bartolomeu de Messines, é licenciado em Geografia e Planeamento Regional e mestre em Geografia Física e Ordenamento do Território. Atualmente trabalha na área do planeamento, depois de ter passado pela hotelaria e restauração, experiência que lhe deu proximidade com os desafios laborais destes setores no Algarve. Viveu no concelho da Moita, na Área Metropolitana de Lisboa, e dois anos na Escócia, enriquecendo a sua visão sobre integração social e diversidade. Faz parte do Núcleo Territorial do Algarve do LIVRE e assume a candidatura à Assembleia Municipal de Silves pela coligação "Unidos por Silves" com o compromisso de contribuir para um desenvolvimento sustentável e inclusivo do concelho.

 

 

 

 

 

 

 

 

Carlos Cabrita - #2 Assembleia Municipal de Silves

Carlos Cabrita, 63 anos, natural de Silves e atualmente residente em Paderne. É engenheiro agrónomo com trabalho desenvolvido em métodos agroambientais e agricultura biológica. Empresário nas áreas da restauração e da agricultura, é também membro de associações de desenvolvimento local e ambiental. A sua atividade política autárquica iniciou-se em 2001, como secretário da Junta de Freguesia de Tunes, tendo cumprido três mandatos consecutivos na Assembleia Municipal de Silves, eleito pelo Bloco de Esquerda, até 2021.

 

 

 

 

 

 

 

Sónia Negrão Monteiro - #3 Assembleia Municipal de Silves

Sónia Negrão Monteiro, de 47 anos, residente em Silves, construiu a sua carreira profissional ligada aos arquivos e à preservação da memória coletiva. Iniciou funções no Arquivo Municipal de Silves e, desde 2005, integra o Arquivo Municipal de Albufeira. Foi também docente na Escola Superior de Saúde e faz parte do Pessoas-Animais-Natureza (PAN). O seu percurso combina ensino, investigação e formação, sempre orientado para a defesa do património e da cultura.

 

 

 

 

 

 

 

Catarina Mendonça - #1 Junta de Freguesia de Silves

Catarina Mendonça, 24 anos, nascida e criada no Algarve e residente em Pêra, estudou Relações Internacionais na Universidade de Coimbra e frequenta atualmente o mestrado em Estudos da Paz, Segurança e Desenvolvimento. O seu percurso combina investigação em género, migrações e justiça social com experiência prática em voluntariado internacional, gestão de projetos e ensino comunitário. Foi professora voluntária de inglês a crianças do Uganda, colaborou na ONG Youthline Portugal e participou em projetos de inclusão social e participação cívica. Candidata independente, é defensora da sustentabilidade social, ambiental e pessoal, valoriza a proximidade, a inovação e o compromisso comunitário. Com esta candidatura, propõe dar um passo em frente no combate às desigualdades, promover coesão territorial e construir uma freguesia mais justa, inclusiva e sustentável.

 

Livre Algarve