A AHDPA – Associação Humanitária de Doentes de Parkinson e Alzheimer realizou na tarde de ontem, 23 de setembro, no Auditório do Centro Autárquico de Quarteira, o workshop «Cuidar na Demência».
Dinamizado pela formadora Elisabete Garraia, o evento contou com a participação de cuidadores, familiares e interessados em melhorar a qualidade de vida das pessoas com demência.
A iniciativa, que assinalou o Dia Internacional da Doença de Alzheimer, teve como objetivos principais facilitar o dia a dia de cuidadores e pessoas cuidadas, fortalecer a relação entre ambos e partilhar estratégias práticas e emocionais para enfrentar os desafios associados à demência.
Partilha de conhecimentos e experiências
Ao longo da sessão, foram abordados temas essenciais para um cuidado mais informado e humano:
Sintomas dos diferentes tipos de demência;
Estratégias positivas para lidar com dificuldades comportamentais e comunicacionais;
Atividades simples para estimulação cognitiva e emocional.
Um dos momentos altos do workshop foi a apresentação do livro “Pedro e Inês – Numa aventura em busca das memórias perdidas”, pela psicóloga clínica e autora Rute Rodrigues. A obra, que aborda a doença de Alzheimer de forma sensível através de uma história de amor e esperança, serviu como ponto de partida para uma reflexão sobre a importância do acompanhamento emocional nesta jornada.
Reconhecimento a quem faz a diferença
O presidente da AHDPA, Adelino Rocha, enalteceu o contributo da formadora Elisabete Garraia: “Felizmente, estamos a realizar um trabalho muito bom, e muito se deve a esta senhora, que tem dado formação quase em permanência ao pessoal do nosso centro de dia. Sentimos os resultados diretamente com os nossos utentes. Sabermos como reagir com eles faz com que se sintam felizes no nosso centro”.
Dirigindo-se também a Rute Rodrigues, Adelino Rocha acrescentou: “A Dr.ª Rute foi a nossa primeira diretora técnica, e parte daquilo que somos hoje também se deve a ela. Uma palavra de reconhecimento para a nossa equipa, que é extraordinária e faz com que os utentes se sintam bem”.
O workshop “Cuidar na Demência” reforçou assim o compromisso da AHDPA em apoiar quem cuida, valorizar quem é cuidado e promover uma rede de partilha contínua no concelho.
Jorge Matos Dias