Dois homens, de 26 e 27 anos, foram hoje detidos pela GNR por permanência ilegal no país, numa ação de fiscalização a trabalhadores agrícolas e respetivo transporte no concelho de Odemira, no distrito de Beja.
Em comunicado, a GNR revelou que a operação foi desenvolvida, ao longo da manhã de hoje, através do Destacamento Territorial de Odemira, pertencente ao Comando Territorial de Beja.
No total, foram fiscalizados 580 estrangeiros, entre os 17 e os 64 anos, culminando na elaboração de dois autos de notícia e detenção de dois dos homens pelo crime de permanência ilegal em território nacional, de acordo com a Guarda.
Fonte da GNR contactada pela agência Lusa explicou que os trabalhadores “foram fiscalizados durante o seu transporte para o trabalho, em diversas explorações agrícolas” do concelho.
Além das duas detenções, foram também elaborados 101 autos de contraordenação, no âmbito do regime jurídico de entrada, permanência, saída e afastamento de cidadãos estrangeiros do território nacional.
E, acrescentou a GNR, foram ainda elaborados 41 autos de contraordenação, no âmbito da legislação rodoviária, por infrações relacionadas com o transporte de trabalhadores agrícolas.
A fonte contactada pela Lusa indicou um total de 45 militares da GNR envolvidos na ação de fiscalização, que contou também com o apoio da Câmara de Odemira e da Autoridade para as Condições do Trabalho (ACT), que elaboraram os respetivos autos no âmbito das suas competências.
Militares do Destacamento de Intervenção de Beja, Destacamento de Trânsito de Beja, Destacamento Territorial de Moura e do Núcleo de Fiscalização Territorial de Imigração de Portimão, assim como da Unidade de Controlo Costeiro e de Fronteiras, reforçaram a intervenção da GNR.
Os factos foram comunicados ao Tribunal Judicial de Odemira.
Lusa