Pedro Leitão é o cabeça-de-lista à União das Freguesias de Faro pelo LIVRE

15:39 - 17/09/2025 POLÍTICA
Na sequência da realização de eleições primárias, Pedro Leitão, de 31 anos, natural de Faro, foi a escolha dos Membros e Apoiantes do LIVRE para encabeçar a lista à União de Freguesias de Faro.

Pedro Leitão tem mestrado em Ecologia Marinha pela Universidade de Lisboa e atualmente está a concluir o Doutoramento em Ciências do Mar e da Terra na Universidade do Algarve (UAlg) na área das pescas. O seu percurso no mar começou em 2014 durante a licenciatura, onde fez parte da Estrutura de Missão para a Extensão da Plataforma Continental a bordo do navio NTM Creoula.

Em 2018, semanas depois do mestrado, começou a trabalhar no IPMA como técnico, no Programa Nacional de Amostragem Biológica (PNAB), grupo responsável pela recolha de dados para uma gestão sustentável das pescas. Acompanhou dezenas de pescadores da zona centro e sul passando centenas de dias no mar.

Em 2020, começou a trabalhar num projeto de investigação no IPMA para desenvolver sistemas de aquisição automática promovendo a pesca ecologicamente sustentável. Em 2022 regressou ao Algarve e iniciou o doutoramento com o objetivo de usar os dados nacionais da pesca para melhorar a sua gestão.

Para além da área científica, Pedro faz parte da direção de produção da Animagoria - Festa do Cinema de Animação do Algarve, um evento cultural organizado pelo Cineclube de Faro.

É membro do LIVRE desde 2023, coordenador do grupo de discussão da Defesa, Segurança e Proteção Civil e faz parte do Núcleo Territorial do Algarve. Foi candidato às Eleições Legislativas em 2025 pelo Círculo de Faro.

O candidato afirma que: “Nos próximos 4 anos, Faro pode ser mais sustentável e eficiente, onde o tempo que poupamos a estacionar, investimos a viver. Uma freguesia onde possamos andar a pé, de bicicleta, de trotinete ou de skate de forma segura e divertida. Uma freguesia mais verde, com mais árvores e, por isso, mais fresca nos dias quentes, para passear, ler e brincar”. Sobre medidas concretas, Pedro Leitão assume o compromisso: “Sobre esta questão em concreto, vou lutar pela requalificação do parque da pontinha, de modo a que o estacionamento existente possa acolher um jardim urbano.”

No que diz respeito à participação dos cidadãos, Pedro defende uma freguesia mais participativa e inclusiva. “Quem melhor para saber os problemas da freguesia do que as pessoas que nela vivem. Podemos e devemos ajudar as pessoas a participarem na política local. Quer seja através de orçamentos participativos, assembleias cidadãs ou por via de aplicações de telemóvel onde cada pessoa ajuda a construir o seu bairro. Acredito numa freguesia capaz de melhorar as ruas, os jardins e as casas em comunidade, devolvendo os bairros às pessoas - restaurando as suas vidas e sonhos.”

“A minha candidatura é, acima de tudo, de união, pois é com a ajuda de todos, com as ideias de todos e com a força de todos que conseguimos resolver os problemas da nossa cidade e da nossa freguesia.”

No segundo lugar da lista à União de Freguesias de Faro pelo LIVRE apresenta-se Inês Neto, 40 anos, analista de dados. Cresceu em Faro e, após experiências profissionais em cidades como Lisboa, Braga e Barcelona, regressou à sua terra-natal e gostaria de ver aplicadas em Faro algumas medidas de boas-práticas que viu implementadas nas cidades onde já residiu. Integra a atual Direção da Sociedade Recreativa Artística Farense (SRAF) - Os Artistas, procurando fortalecer e dinamizar a vida cultural da cidade.

O partido LIVRE também apresentou Adriana Marques Silva como cabeça-de-lista à Câmara Municipal de Faro, Rodrigo Teixeira à Assembleia Municipal e Pedro Mesquita como Mandatário. Apresenta ainda outras duas candidaturas às Assembleias de Freguesia: Montenegro (Adriana Silva/ Paulo Penisga) e Conceição (Ricardo Viegas).

As eleições autárquicas realizam-se no próximo dia 12 de outubro.

 

Livre Algarve