RECEÇÃO AO PESSOAL NÃO DOCENTE E PARTILHA DE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS MARCAM ARRANQUE DO ANO LETIVO EM LOULÉ

15:02 - 17/09/2025 LOULÉ
Duas iniciativas assinalaram o início do ano letivo 2025/2026 no concelho de Loulé.

O Município promoveu, no passado dia 8 de setembro, no Centro Paroquial e Social de Loulé, a receção e boas-vindas ao pessoal não docente, e no dia 10, o III Encontro de Partilha de Práticas Pedagógicas, no Pavilhão Multiusos 25 de Abril, em Almancil.

Durante a sessão de abertura, Ana Machado, vereadora com o pelouro da Educação, agradeceu “o contributo de todas e de todos pela entrega, empenho e compromisso com a escola e com os alunos/as”. “Este ano letivo marca o encerramento de um ciclo para mim, enquanto vereadora da Educação. Foram anos de trabalho intenso, de aprendizagem, de momentos desafiantes e de muitas conquistas partilhadas”, afirmou, sublinhando que mantém a confiança de que “as nossas escolas continuarão bem entregues, prontas para enfrentar o futuro com inovação e humanidade”.

Os Look Around You marcaram presença nos programas dedicados ao pessoal não docente e docente, com muita energia e boa disposição para a abertura do ano letivo através da dinâmica “Cuidar dos Super-Heróis da Educação: inspirar, motivar e valorizar”, projeto criado e pensado por uma equipa de professores e psicólogos com vasta experiência em educação e formação.

A sessão de boas-vindas ao pessoal não docente foi ainda enriquecida com a peça de teatro “Trocas e Baldrocas”, da Associação Cultural, Artística, Recreativa e de Bem-Estar – Asaliah, que recriou o quotidiano escolar a partir de situações reais, mas num contexto absolutamente surreal.

No dia 10 de setembro, realizou-se o III Encontro de Partilha de Práticas Pedagógicas, iniciativa que teve a presença de cerca de 500 profissionais dos estabelecimentos de ensino do concelho, que usufruíram de momentos de convívio, valorização, motivação, de partilhas e aprendizagens, com a certificação do Centro de Formação Litoral à Serra.

Esta terceira edição do evento ficou marcada pelo valioso contributo, experiência e saber dos convidados do painel “Aprendizagens inovadoras e inclusivas – desafios e oportunidades”. Domingos Fernandes, presidente do Conselho Nacional de Educação, propôs uma reflexão sobre “As Escolas Podem Fazer a Diferença: Desafios Curriculares, Pedagógicos e Avaliativos”. Seguiu-se Helena Gil, especialista em Educação Pré-Escolar da Direção Geral de Educação, com o tema “Aprendizagens que desafiam, o direito de aprender mais e melhor”. Coube a Leonor Costa, especialista em Educação na UNICEF Portugal, finalizar o painel de oradores, tecendo considerações sobre os direitos da criança, a importância da escuta ativa e da participação das crianças e jovens nas escolas - “Quando a Escola escuta, a Criança cresce”.

De forma de reconhecer as práticas pedagógicas de referência e de inovação dos/as docentes do concelho de Loulé, o Encontro teve ainda a apresentação de projetos de duas Escolas Agrupadas, Engº Duarte Pacheco e Almancil. A Escola Agrupada Engº Duarte Pacheco, em colaboração com a Associação de Pesquisa e Estudo da Oralidade (APEOralidade), partilhou o projeto “Com palavras brinco, com palavras aprendo - Do Património Oral à Pedagogia”, apresentado por Carlos Fernandes, diretor, Alexandra Ferreira, professora do 1.º Ciclo, e José Ruivinho Brazão, fundador e presidente da APEOralidade.

Já a Escola Agrupada de Almancil partilhou o projeto “Aprender Lá Fora: Caminhos para Ensinar ao Ar livre”, apresentado por Raquel Dias, educadora de infância da Educação Pré-Escolar, Sandra Carneiro, professora do 1º Ciclo, e Manuela Conceição, professora coordenadora da Estratégia para a Cidadania.

A apresentação do Encontro ficou a cargo de Giovana Mascarenhas, aluna que irá frequentar o 10º ano de escolaridade na Escola Secundária de Loulé neste ano letivo. Uma jovem empenhada e dedicada, com voz ativa na comunidade através de ações participativas na sua anterior escola (Escola Agrupada Engº Duarte Pacheco) e na Assembleia Municipal Jovem de Loulé.