MUNICÍPIO E BOMBEIROS DE ALBUFEIRA DOAM DOIS AUTOCARROS E DUAS AMBULÂNCIAS À ILHA DO SAL

18:30 - 11/09/2025 ALBUFEIRA
Cidade geminada com a Ilha do Sal desde 1997, Albufeira mantém o diálogo com aquele Município de Cabo Verde e no próximo fim-de-semana honra o 28.º aniversário desta cooperação com a oferta de dois autocarros de 22 lugares e duas ambulâncias equipadas para socorro, que são, por seu turno, oferta da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Albufeira.

A comitiva de quatro pessoas compreende o Presidente da Câmara Municipal de Albufeira e o presidente da AHBVA, e a entrega das viaturas terá lugar numa cerimónia integrada nas “Festividades do Município de Sal”, no próximo sábado, dia 13. A troca de experiências tem sido “muito útil para ambas as cidades”, salienta José Carlos Rolo.

No ano em que Cabo Verde comemora 50 anos de independência, Albufeira não deixa passar este momento histórico em branco e, dado o acordo de Geminação com o Município da Ilha do Sal, vai oferecer quatro viaturas à cidade-irmã.

Os Municípios de Albufeira e Sal estão geminados por Acordo de Cooperação desde 26 de setembro de 1997 e neste momento, a Ilha do Sal encontra-se a promover as “Festividades do Município”. Um dos pontos altos do programa, no próximo sábado, dia 13 de setembro, é a cerimónia de entrega de dois autocarros de 22 lugares pelo Município de Albufeira para transporte coletivo. A Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Albufeira associa-se a esta efeméride e oferece, por sua vez, duas ambulâncias equipadas para socorro.

A comitiva é constituída apenas por quatro elementos, encabeçada pelo presidente da Câmara Municipal de Albufeira, José Carlos Rolo, que na bagagem leva também diversos pequenos brindes de promoção do concelho.

As visitas são feitas anualmente de modo intercalado. Neste ano, é a vez de Albufeira visitar o município salense, com o propósito de reforçar a geminação e os laços de amizade existentes entre os dois municípios: “queremos dar continuidade ao relacionamento e intercâmbio que ao longo destes 28 anos temos mantido com a Ilha do Sal, que já atravessou diversos executivos, e que tem sido bastante positivo para ambos os concelhos”, diz José Carlos Rolo.

A troca de experiências tem sido “muito útil para ambas as cidades”, diz o edil, que salienta não só as áreas da Educação e do Turismo, como também no âmbito da energia, ambiente e águas. Sal possui em Santa Maria uma relevante Central Solar Fotovoltaica, bem como uma central de dessalinização.

 

CM Albufeira