Autárquicas: Livre candidata Maria João Sacadura à Câmara de Lagos

10:50 - 28/08/2025 POLÍTICA
A professora Maria João Sacadura é a candidata do Livre à Câmara de Lagos, concelho algarvio que pretende que seja justo, ecológico e participativo, considerando que durante décadas o município foi gerido com «alguma inércia».

“Além da inércia, [a Câmara] foi gerida com muita falta de renovação e hoje está cheia de vícios, o que afasta os cidadãos da política, alimenta o descontentamento e cria espaços para soluções perigosas”, refere a candidata numa publicação no portal do Livre.

Maria João Sacadura, de 61 anos, nascida em Moçambique, define-se “como idealista”, afirmando que “aprendeu ao longo da vida que é possível conjugar idealismo com realismo e agir com os pés na terra”.

“É tempo de mudar. Unir quem quer uma cidade viva, justa, inclusiva e verde, que contribua para a redução da pegada ecológica no Algarve”, aponta.

A candidata aponta entre as prioridades, os transportes públicos e uma intervenção para combater a crise da habitação, onde, diz, “Lagos é um concelho onde quase tudo está convertido em alojamento local e onde um T0 custa cerca de 900 mil euros”.

Licenciada em Geologia Aplicada e do Ambiente, com um mestrado em Gestão e Políticas Ambientais, reside há três anos no concelho vizinho de Aljezur, onde leciona Ciências na Escola Internacional local.

A também consultora e coordenadora de projetos nas áreas de Geologia e Certificação Ambiental foi a cabeça de lista do PAN à Câmara de Lagos nas eleições autárquicas de 2021, tendo obtido 332 (3,21%) dos 10.339 votos.

Maria João Sacadura tem como adversários já conhecidos na corrida autárquica, o atual presidente da autarquia Hugo Pereira (PS), Luís Barroso (“Lagos Com Futuro” - Nós, Cidadãos!/PAN), Alexandre Nunes (CDU), Paulo Rosário (Chega) e Gilberto Viegas (PSD/CDS-PP).

Nas eleições autárquicas de 2021, o PS venceu com a maioria de 53,47% dos votos, alcançando cinco mandatos, seguido do PSD (12,9%), com um mandato, e da CDU - coligação que junta o Partido Comunista Português (PCP) e Partido Ecologista Os Verdes (PEV) - com 9,1% e um mandato.

Com uma área de 212,99 quilómetros quadrados, o município está dividido em quatro freguesias: São Gonçalo de Lagos, Odiáxere, Luz e a União de Freguesias de Bensafrim e Barão de São João.

De acordo com os Censos de 2021, o concelho de Lagos tinha uma população residente de 33.494 pessoas.

As eleições autárquicas estão marcadas para 12 de outubro.

 

Lusa