É um dos eventos mais esperados do ano e considerado como o maior a nível regional na área da recriação histórica, que regressa a Castro Marim entre os dias 27 e 31 de agosto para uma viagem ao passado.
A 26.ª edição dos Dias Medievais em Castro Marim vai trazer à vila do sotavento algarvio o cenário mais leal possível à Idade Média, transformando as ruas e ruelas com rigor, numa experiência única e difícil de esquecer.
O Castelo irá, mais uma vez, ser o epicentro do evento e abrigar as representações de dezenas de artes e ofícios com demonstrações ao vivo de artesanato e produção de couro ou ferro, além de grandes espetáculos como os torneios medievais a cavalo, que são um elemento de grande atração para quem nos visita, um deles assinado pela Guarda Nacional Republicana.
Outro dos grandes destaques dos Dias Medievais em Castro Marim são os banquetes, que decorrem num espaço exclusivo e à luz misteriosa das tochas, com uma ementa que reúne as melhores iguarias da época, acompanhadas de performances de grupos de animação.
Um dos pontos altos deste evento organizado pelo Município de Castro Marim é o desfile, considerado como uma das melhores oportunidades para absorver este universo de imaginação e fantasia, que decorre no primeiro e último dia, ao final da tarde, considerado como uma apresentação de todos os animadores, figurantes e castromarinenses que participam anualmente vestidos a rigor.
A animação continua a ser outra das grandes e fortes apostas dos Dias Medievais em Castro Marim, que se distingue de outros eventos do género graças à exclusividade com alguns dos 30 grupos de animação nacionais e internacionais de países como Itália ou França.
Uma vez que este é considerado um evento para toda a família, a programação inclui espaços e atividades de animação infantil com oficinas, jogos, carrosséis, contadores de histórias e outras diversões.
Já no Forte de S. Sebastião, com o Acampamento Árabe na sua encosta a representar o quotidiano de uma caravana de comércio de sal e especiarias, irá decorrer uma recriação histórica do quotidiano civil e militar do século XVII, da época da Restauração, com apresentações e demonstrações por profissionais da Real Academia do Terço.
Por: CM Castro Marim