A professora Lurdes Alemão é a candidata do Chega à Câmara de Lagoa, no Algarve, tendo indicado como primeira área de intervenção prioritária a gestão transparente e responsável, com participação cívica.
Numa nota de apresentação da candidata publicada pela concelhia do Chega de Lagoa, o partido afirma que Lurdes Alemão é “defensora incondicional da identidade, história e tradições” portuguesas e tem “fortes princípios e valores”, querendo “dar o seu contributo para a mudança de que Lagoa precisa”.
A candidata, de 60 anos, elencou à agência Lusa uma série de áreas de intervenção prioritárias que tem para o concelho algarvio, sendo a primeira delas a gestão transparente e responsável, com participação cívica, e a segunda o reforço da segurança e ordem pública.
O melhoramento nos serviços de recolha de lixo, limpeza, sustentabilidade e manutenção urbana vem a seguir, numa lista que também inclui a saúde e prevenção, a cultura e identidade, assim como políticas de educação livres de conteúdos ideológicos.
Áreas prioritárias para Lurdes Alemão também são os transportes públicos, mobilidade e estacionamento, o desenvolvimento económico e emprego e o apoio social “responsável e justo”.
A candidata é licenciada em Português/Francês via ensino e exerce a docência desde 1989, ano em que lecionou pela primeira vez na Escola Secundária Padre António Martins de Oliveira, em Lagoa.
O seu percurso profissional passou em seguida por vários estabelecimentos de ensino do concelho, nomeadamente Carvoeiro, Mexilhoeira da Carregação, Parchal e ainda pelo concelho de Portimão e Silves.
Atualmente, Lurdes Alemão é membro da Assembleia Municipal de Lagoa desde 2021, ano da sua eleição como deputada municipal pelo Chega, o que, segundo a concelhia, “lhe permitiu acumular muito conhecimento e experiência política”.
Outros candidatos já conhecidos à Câmara de Lagoa são Luís Encarnação (PS), o atual presidente da autarquia, e o advogado Paulo Serra (PSD).
Nas últimas eleições autárquicas, o PS venceu as eleições em Lagoa com maioria absoluta, ao conseguir 51,46% dos votos e cinco dos sete eleitos em disputa, à frente do Movimento Lagoa Primeiro, que foi segunda força mais votada, com 18,01% e um vereador, e o PSD, terceiro, com 12,17% e um vereador também.
O Concelho de Lagoa tem 88,25 km2 de área e 24.072 habitantes (censo de 2021), sendo dividido em 4 freguesias: Porches, Lagoa e Carvoeiro, Estombar e Parchal, e Ferragudo.
O município é limitado a norte e leste pelo município de Silves, a oeste por Portimão e a sul tem costa no Oceano Atlântico.
As eleições autárquicas vão-se realizar em 12 outubro próximo.
Lusa