2ยช etapa do Campeonato Nacional de Wakeboard Cable
O Wakepark Lagos recebeu no último fim-de-semana a segunda etapa do Campeonato Nacional de Wakeboard Cable. Atletas de diferentes escalões deram espectáculo, demonstrando toda a vitalidade desta vertente sustentável do Wakeboard. Destaque ainda para a demonstração de Wakeboard adaptado – Sitwake – que evidenciou o caráter inclusivo da modalidade.
Desporto, música e boa disposição. Foi neste ambiente que Lagos, no Algarve recebeu no passado fim-de-semana (16 de agosto) a segunda etapa do Campeonato Nacional de Wakeboard Cable. O Lagos Open 2025 contou com a participação de cerca de três dezenas de atletas dos vários escalões: Wakeboard Júnior (masculino e feminin0), Open (masculino e feminin0), Masters (masculino) e Wakeskate Open (masculino).
Com condições perfeitas para a prática da modalidade, graças ao excelente plano de água e sistema de duas torres mecânicas, o Wakepark de Lagos – situado no interior do Concelho nas proximidades do aeródromo local - recebeu a elite desta variante, nas categorias de amadores e profissionais.
Na classe rainha - o Open Profissional Masculinos - as atenções estiveram centradas em Marko Malsub (Estónia), que superou na final o vencedor da etapa anterior, Xavier Segadães. Ambos protagonizaram um duelo com elevado nível técnico e estético. Em femininos foi Alice Faustino - detentora do título de Wakeboard clássico - que se evidenciou perante uma concorrência de qualidade. Em Masters, a vitória foi para um atleta local – Phil Soames – enquanto no Wakeskate o domínio pertenceu a Daniel Braga.
Extra competição, destaque para a demonstração de Wakeboard adaptado - Sitwake - com o atleta Nuno Sobral, mostrando desta forma que este desporto é também inclusivo e acessível a atletas portadores de deficiência.
O Campeonato Nacional de Wakeboard Cable é composto por três etapas e foi criado com o objetivo de promover o crescimento da modalidade em Portugal, procurando dar visibilidade ao talento nacional e incentivando novos praticantes. A segunda etapa foi organizada pelo Wakepark Lagos e decorreu sob a égide da Federação Portuguesa de Motonáutica (Secção de Ski Náutico e Wake), contando com o apoio da Câmara Municipal de Lagos. Destaque ainda para os apoios da Whereiskevinai, Mysticboarding, Madtunaboards, Lunarcablepark, Algarve Watersport, Algarve Fly 365 e Kitesurfwake. O organizador, Adam Michalak, faz o balanço desta jornada: Esta foi uma primeira experiência que se pautou pela qualidade. Estamos empenhados em receber mais eventos e competições no futuro, fazendo de Lagos e do Algarve um ponto de encontro dos desportos náuticos.
Dispensando a utilização de um barco, as competições de Cable têm a sua origem nos anos 50 do século passado - altura em que nasceram na Alemanha os primeiros sistemas aplicados ao Ski Náutico. As vantagens face à vertente clássica com barco são várias, a começar pela sustentabilidade ambiental - uma vez que as emissões de carbono são residuais. O aparecimento dos cable parks trouxe um custo mais acessível, o que veio democratizar a prática do Ski Náutico e do Wakeboard.
A última etapa do Campeonato Nacional de Wakeboard Cable viaja até Ferreira do Zêzere, no fim de semana de 20 e 21 de setembro.
CAMPEONATO NACIONAL
DE WAKEBOARD CABLE 2025
CALENDÁRIO
26 JUL . ETAPA 1 - Trízio . Sertã
16 AGO . ETAPA 2 - Lagos . Algarve
20/21 SET . ETAPA 3 - Lago Azul . Ferreira do Zêzere
CLASSIFICAÇÕES
ETAPA 1
Wakeskate Open Masculino
-
David Brito
-
Chico Lopes
-
Xavier Segadães
Wakeboard Masters Masculino
-
João Dantas
-
Adalberto Rodrigues
-
António Pedro
Wakeboard Open Masculino
-
Xavier Segadães
-
Francisco Limão
-
Francisco Dias
ETAPA 2
Wakeboard Junior Masculino
-
Santosh Kali Bostelaar (residente local)
-
Lucas Rodrigues
-
Tomás Charles Carvalho
Wakeboard Junior Feminino
-
Diana Rodrigues
-
Leonor Faustino (6 anos)
-
Tomás Charles Carvalho
Wakeboard Open Masculino
-
Marko Malsub (Estónia)
-
Xavier Segadães
-
Kestutis Adomaitis (residente local)
Wakeboard Open Feminino
-
Alice Faustino
-
Charlote Adams (residente local)
-
Ariana Simons (visitante sasonal)
Wakeboard Masters Masculino
-
Phil Soames (residente local)
-
Emanuel Silva (atleta de Portimão)
-
Adalberto Rodrigues
Wakeskate Open Masculino
-
Daniel Braga
-
David Ramos Briro
-
Noah Bostelaar (residente local)