O Partido Social Democrata (PSD) formalizou ontem , 18 de agosto, no Tribunal de Lagos, a entrega das listas de candidatos aos vários órgãos autárquicos do concelho de Vila do Bispo, para as eleições de 12 de outubro.
À Câmara Municipal recandidatou-se Paula Freitas, então vereadora e voz ativa na defesa do concelho. Licenciada em Engenharia Química pelo Instituto Superior Técnico, era professora de Físico-Química na Escola Básica de São Vicente, em Vila do Bispo, tendo desempenhado vários cargos na área da educação, entre os quais Adjunta e Subdiretora do Agrupamento de Escolas local. Entre 2002 e 2005 integrou o executivo presidido por Gilberto Viegas, como vereadora e vice-presidente da autarquia, com responsabilidades nos pelouros da Educação, Ação Social, Cultura, Ambiente, Águas e Saneamento, Cemitérios e Toponímia.
À Assembleia Municipal, o PSD convidou, na condição de independente, Luciano Rafael, então presidente deste órgão, eleito em 2021 pelo movimento de cidadãos independentes Somos pelo Concelho – Vila do Bispo. Licenciado em Gestão e pós-graduado em Administração e Desenvolvimento Regional, desempenhara o cargo de diretor da Fortaleza de Sagres até abril desse ano e exercia funções como técnico superior na empresa pública Museus e Monumentos de Portugal. No poder autárquico, integrara ainda o executivo da Junta de Freguesia de Vila do Bispo entre 2005 e 2009.
Para a Junta de Freguesia de Vila do Bispo e Raposeira, o PSD apresentou Maria Judite Galhardo Dias, aposentada dos Registos e Notariado e membro da Assembleia de Freguesia. Maria Judite fora vereadora da Câmara Municipal de Vila do Bispo no mandato 2013-2017, sem pelouros, e vice-presidente da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários. Exerceu ainda funções como mandatária das candidaturas apresentadas pelo PSD.
À Junta de Freguesia de Sagres candidatou-se Bruna Marreiros, profissional do setor imobiliário, que destacava conhecer de perto os problemas e o potencial da freguesia, apoiada por uma equipa que prometia valorizar Sagres.
Já em Budens, recandidatou-se Bruno Gaio, empresário da restauração e membro da Assembleia de Freguesia, que reafirmava a ambição de dar “mais dinamismo a uma freguesia importante do município, porque Budens merece mais”.
Segundo o PSD, a composição das listas era intergeracional e integrava candidatos de várias áreas socioeconómicas, constituindo-se como “candidaturas fortes, com conhecimento, responsabilidade e determinadas a mudar o rumo do concelho de Vila do Bispo”.