As escolas do concelho de Albufeira vão receber agentes da Guarda Nacional Republicana, acompanhados de «mini-guardas», investidos das noções básicas de cidadania, para ações de sensibilização.
Estes pequenos “agentes” estarão devidamente fardados, graças a um protocolo celebrado no passado dia 6, no Salão Nobre dos Paços do Concelho de Albufeira, entre a Junta de Freguesia de Albufeira e Olhos de Água e o Comando Territorial da Guarda Nacional Republicana de Faro. As 30 fardas em tamanho infantil já chegaram a Albufeira e as ações arrancam no próximo ano letivo.
No próximo ano letivo, as crianças das escolas do ensino básico de Albufeira vão receber a visita de agentes da Guarda Nacional Republicana, numa iniciativa inédita na região, que passa pela constituição de equipas de “mini-guardas”. Trata-se de uma ação desencadeada pelo Comando Territorial da Guarda Nacional Republicana de Faro, com vista a sensibilizar as crianças e os seus familiares para questões do âmbito da Ordem e da Cidadania. As matérias a serem abordadas vão desde o estacionamento da viatura para recolha dos alunos pelos respetivos educadores à entrada das escolas, até aos limites de comportamentos em comunidade.
Para o efeito, foi celebrado no passado dia 6 de agosto, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, um Protocolo de Colaboração entre a Junta de Freguesia de Albufeira e Olhos de Água e a Guarda Nacional Republicana, com vista à cedência de 30 mini-fardas por parte da Junta de Freguesia à GNR, no sentido de serem promovidas as referidas ações junto da população infantil de todo o concelho. Para além do presidente da Câmara Municipal de Albufeira, José Carlos Rolo, da presidente da Junta de Freguesia de Albufeira e Olhos de Água, Indaleta Cabrita, e do Comando Territorial de Faro, Coronel Marco Reinaldo Henriques, o momento contou também com as presenças de três “mini-guardas”, vestidos a rigor e já investidos dos seus deveres de Cidadania, graças à colaboração do CASA – Centro de Apoio aos Sem-Abrigo de Albufeira e da Associação de Pais da EB 1 e JI de Olhos de Água. A acompanhar os “mini-guardas” estiveram também agentes da GNR de Albufeira.
De acordo com o protocolo, a cedência das fardas por parte da Junta de Freguesia é feita pelo prazo de um ano, e fica responsável pelas despesas de reparação e substituição das mesmas, ao passo que à GNR cabem as despesas com a manutenção e higienização dos uniformes.
Perante a emoção dos mais novos, José Carlos Rolo fez referência à importância das regras em cenário de diversão, referindo-se ao atual Código dos Comportamentos em Albufeira, numa linguagem adaptada aos mais novos, ao passo que Indaleta Cabrita fez questão de lembrar a importância da Educação em matéria de Direitos e Deveres dos cidadãos. Já o tema da “Escola Segura” foi um dos pontos de referência no uso da palavra do Coronel Marco Henriques, que acentuou a importância de ser desenvolvida desde tenra idade uma educação para a cidadania, com vista ao desenvolvimento de uma melhor consciência das relações em sociedade, reguladas pela Lei através dos seus agentes.