Turismo de Portugal promove 498 estágios este Verão através do Programa Integrar

17:00 - 18/08/2025 NACIONAL
O Turismo de Portugal anunciou que até ao final de Agosto estarão em curso 498 estágios em unidades hoteleiras e empresas turísticas, em todo o país, através do Programa Integrar para o Turismo.
O Programa Integrar “visa promover a qualificação e empregabilidade de migrantes, através de formação especializada nas áreas do turismo, hotelaria e restauração”, de acordo com um comunicado do Turismo de Portugal.
 
“Os estágios têm a duração de um mês, com possibilidade de transição para contrato de trabalho”, de acordo com a nota de imprensa. “Trata-se de uma iniciativa em curso, com edições sucessivas já previstas”, que pretende reforçar “o papel do sector como motor de inclusão, inovação e desenvolvimento”.
 
O comunicado diz ainda que “em Setembro iniciam a formação novas turmas, com os respectivos estágios previstos para Dezembro”.
 
Citado na nota de imprensa, o presidente do Turismo de Portugal, Carlos Abade, destacou que “o facto de os estágios decorrerem em toda a rede de Escolas do Turismo de Portugal, em articulação com unidades hoteleiras e empresas turísticas, demonstra a importância de investir na qualificação de pessoas com percursos diversos, mas com elevado potencial para contribuir para o futuro do sector”.
 
O comunicado inclui uma declaração de uma formanda da Escola de Hotelaria e Turismo de Coimbra (EHTC), Sandra Alves, actualmente em estágio no Octant Hotels Lousã: “a formação que recebi na Escola tem sido essencial para o meu desempenho em estágio. Os professores foram determinantes para adquirirmos as competências práticas e teóricas necessárias”.
 
A nota de imprensa inclui ainda uma declaração de Cláudia Regina Casemiro, natural de São Paulo, Brasil, formanda da Escola de Hotelaria e Turismo de Viana do Castelo, (EHTVC) em estágio no Hotel Flôr de Sal – Grupo The Editory: “a formação foi muito completa e está a ser aplicada com facilidade no estágio”.
 
O comunicado inclui ainda declarações de Márcia Coelho, directora-geral do Octant Hotels Lousã, que considera “um orgulho contar com profissionais que elevam a cultura da inclusão e do respeito mútuo”; e de Helena Oliveira, directora do Hotel Flôr de Sal – The Editory, que refere a boa integração da formanda e garante que acolheria “novamente estagiários deste programa”.
 
 
Por: Presstur