A Exposição Bigorna Fases «Palavras para Movimentar e Sentar», idealizada pelo artista Wesley Sacardi, é um convite à transformação dos espaços por meio da interação, da palavra e da presença.
De 9 de agosto a 4 de outubro de 2025, com inauguração a 8 de agosto, pelas 18 horas, a Galeria do Palácio Gama Lobo, em Loulé, recebe esta exposição com uma abordagem única onde cada visitante torna-se coautor de uma narrativa viva.
A obra é composta por 260 bancos Bigorna Fases Original, com design minimalista e marcante, moldados com 780 letras distribuídas nas superfícies e laterais dos assentos. São 30 alfabetos completos disponíveis para interação, permitindo que o público movimente os bancos e componha palavras que transformam o ambiente a cada visita onde nenhuma disposição será igual à outra.
Wesley Sacardi, responsável também pela linha “Série Descartes, além da matéria prima”, reforça que a proposta da instalação vai além da estética: é sobre conexão, criatividade e reflexão. Para ele, a arte tem o poder de transformar espaços e conectar pessoas, e esta exposição é uma demonstração tangível desse poder.
O Banco Bigorna Fases Original, já apresentado com sucesso na instalação “Bigorna Fases” durante a Lisbon Design Week 24 na Galeria Novobanco, volta a ser protagonista. A conceção desta exposição permite inúmeras combinações e intervenções artísticas, promovendo liberdade criativa ao visitante. Além disso, o uso de matéria-prima considerada “pobre” convida a uma reflexão sobre os padrões de valor.
A interação é o ponto central: os visitantes podem observar, tocar, movimentar e sentar, este é o ponto de partida para formar palavras. Esse gesto simbólico gera conexões entre desconhecidos, proporcionando uma experiência sensorial e emocional única. Como parte da exposição, também será possível adquirir antecipadamente um ou mais bancos. Peças exclusivas que traduzem uma linguagem de instalação.
“Palavras para Movimentar e Sentar” não é apenas uma exposição. É um espaço vivo, em constante transformação, onde cada pessoa deixa uma marca por meio da linguagem, do corpo e da imaginação.
Essa ação conta com o patrocínio: Tintas CIN, Matemativerso materiais de construção, Quinta dos Capinhas vinícola, Oficina 33 marcenaria, ZEFA - Centro de Arte Contemporânea e Bloom hub.
Wesley Sacardi integra a comunidade do Design Lab, no Loulé Criativo, Câmara Municipal Loulé.
Por: CM Loulé