O Major Marco Sequeira é o novo oficial de ligação às entidades moçambicanas da Missão de Assistência Militar da União Europeia (EUMAM MOZ).
Nascido em Portimão, praticou BTT e futebol no clube GADAG durante a juventude, antes de ingressar na Academia Militar em 2000, movido por um desejo de criança: servir Portugal no Exército. Ao longo de mais de vinte anos de carreira, o Major Sequeira desempenhou diversas funções, entre as quais se destacam a de Adjunto no Centro de Operações Terrestres (CFT), Comandante de Companhia na Academia Militar e Instrutor de Treino Físico naquela unidade do Exército.
Inicia agora uma nova missão, em Moçambique assumirá as importantes funções de oficial de ligação entre a EUMAM MOZ e as entidades locais. Encarando este desafio com grande expetativa, afirma que o seu objetivo é “contribuir para o sucesso da missão”. Para além da vertente profissional, considera que a experiência será também pessoalmente enriquecedora, pela oportunidade de representar Portugal, através da União Europeia, noutro país e de trabalhar e contactar com uma nova cultura.
O Major Sequeira integra um contingente de mais de 80 militares de 11 nacionalidades atualmente destacados em Moçambique no âmbito da missão europeia. A EUMAM MOZ é comandada pelo Brigadeiro-General português Luís Barroso e conta com 47 militares portugueses oriundos da Marinha, Exército, Força Aérea e GNR.
A EUMAM MOZ é uma missão não executiva e tem como missão apoiar as Forças Armadas de Defesa de Moçambique (FADM) no desenvolvimento e reforço de capacidades, com o objetivo de melhorar a sustentabilidade das Forças de Reação Rápidas, integradas num ciclo operacional robusto e autónomo, em conformidade com o Direito Internacional Humanitário e o Direito Internacional dos Direitos Humanos, até junho de 2026.
Eumam Moz Stratcom & Pao