Cristóvão Norte e Macário Correia lideram projeto arrojado para um concelho com o melhor futuro de «Corpo e Alma».
Foi apresentado esta terça-feira, no Centro de Ciência Viva de Faro, um momento político inédito em Portugal: a formação de uma coligação autárquica que junta, pela primeira vez no país, o PSD, Iniciativa Liberal, CDS-PP, PAN e o MPT – Partido da Terra. Unidos sob a bandeira “Faro, Capital de Confiança”, os candidatos Cristóvão Norte (à Câmara Municipal de Faro) e Macário Correia (à Assembleia Municipal) afirmaram com convicção o início de uma nova era para a capital de distrito — assente em ação, proximidade e resultados.
Mais de uma centena de apoiantes marcaram presença na apresentação pública, onde ficou clara a ambição desta coligação: entrar na vida das pessoas para ouvir, entender e transformar os seus problemas em soluções reais, rápidas e eficazes.
“Se nós juntamos quem nunca se tinha juntado, os farenses podem acreditar que vamos fazer o que nunca ninguém fez”, afirmou Cristóvão Norte no discurso de apresentação, reforçando o compromisso com uma governação diferente: próxima, transparente e orientada para resultados.
Sobre a figura política nacional reconhecida pela sua vasta experiência Cristóvão Norte, o candidato à Assembleia Municipal da autarquia farense Macário Correia reforça que Norte “tem uma voz sonante no Algarve há muitos anos, e quem olha para a Assembleia da República sabe que ele
está presente pela região e é a voz do Algarve. Relembra que “tem uma carreira credível e a vantagem de ter muitos contactos privilegiado na política nacional Eu acredito nele”.
Bruno Lage, presidente do PSD Faro, sublinha a importância desta Coligação única:
“Este é um momento histórico para a democracia portuguesa, vários pensamentos e perspetivas de análise abrangentes, mas todos unidos para tornar Faro mais forte.”
Na sequência, Daniel Viegas, líder da Iniciativa Liberal no Algarve, reforçou a meta:
“O partido integra esta coligação com uma visão clara: tornar Faro um exemplo de gestão pública eficiente e com exigência na ação.”
Também de acordo com esta linha, Rodrigo Borges de Freitas, presidente da Comissão Política Distrital do CDS-PP, vê na cidade um caminho de esperança e compromisso:
“Faro tem potencial e esperança para os próximos anos, assumimos um compromisso para um futuro melhor.”
Por sua vez Saúl Rosa, líder do PAN no Algarve, salienta a ambição e a sua ética:
“É uma candidatura forte, credível e ambiciosa em prol das pessoas e do respeito pelo ambiente e pela natureza.”
E, confiante, Manuel Mestre, rosto regional do MPT, enfatiza a importância dessa união:
“Pretendemos que Faro seja uma capital de confiança, na qual os farenses acreditem nesta equipa.”
Esta coligação inigualável nasce de um denominador comum entre diferentes forças políticas: a vontade de mudar Faro com responsabilidade, visão estratégica e humanismo. Com a experiência e dinamismo de Cristóvão Norte, este projeto procura ser mais do que uma simples candidatura — pretende ser uma resposta sólida às aspirações dos farenses.
Entre as prioridades estão a melhoria da mobilidade urbana, os transportes públicos eficientes, o acesso justo à habitação e à educação, a transição energética e a qualidade de vida como base de uma cidade mais sustentável e inclusiva.
“Faro, Capital de Confiança” representa um novo modelo de governação, que valoriza cada cidadão, sem exceções. O que for prometido será cumprido, com os olhos no presente e o pensamento no futuro: um futuro onde Faro lidera pelo exemplo e pela capacidade de unir para transformar.
Com Cristóvão Norte “De Corpo e Alma”, esta equipa reforça a mensagem de que Faro está pronta para uma nova fase – fundindo confiança no presente e ambição para o futuro, com uma visão unida, sólida e centrada nos cidadãos.
Acreditem. O melhor ainda está para vir!
PSD/ALGARVE