CCDR ALGARVE e ALGARVE 2030 no Encontro das Escolas TEIP 4, na Escola D. Dinis, em Quarteira

16:25 - 01/07/2025 LOULÉ
Programa Regional ALGARVE 2030 mobiliza 7,6 milhões de euros de fundos europeus da coesão em medidas de apoio ao sucesso educativo
A Comissão de Coordenação e Desenvolvimento (CCDR) do Algarve, I.P., através da Unidade de Planeamento e Desenvolvimento Regional, e a Autoridade de Gestão do Programa Regional ALGARVE 2030 participaram no Encontro de Escolas TEIP 4, que decorreu nesta segunda-feira, dia 30 de junho, na escola-sede do Agrupamento de Escolas D. Dinis (Quarteira, Loulé), no qual foi realizada uma reflexão em torno dos processos de monitorização e avaliação intermédia das ações estratégicas de intervenção sobre integração e sucesso educativo. 
 
O investimento na Educação constitui uma prioridade no Programa Regional ALGARVE 2030, que apoia as intervenções diretas das Escolas, no âmbito dos Territórios Educativos de Intervenção Prioritária (TEIP), que visam melhorar as aprendizagens, promover o sucesso escolar e reduzir o abandono escolar precoce.
Esta sessão de trabalho em Quarteira sucede ao encontro regional sobre boas práticas no sucesso escolar, realizado em Albufeira, no dia 11 de junho, numa iniciativa conjunta do ALGARVE 2030 com a Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares (DGEstE) – Algarve, Direção-Geral de Educação (DGE), Município de Albufeira e todos os Agrupamentos de Escola TEIP na região. 
 
A iniciativa contou com uma apresentação da DGE sobre práticas pedagógicas centradas no aluno e monitorização intencional e focada e, na mesma linha, o Iscte – Instituto Universitário de Lisboa apresentou a Teoria da Mudança contruída com resultados, intervenção e mecanismos facilitadores/bloqueadores. Por fim, um momento prático entre Agrupamentos para debater propostas de melhoria sobre as ações TEIP em curso.
 
Prosseguindo o desempenho do quadro comunitário anterior, o Programa Regional ALGARVE 2030 continua a apoiar medidas concretas de redução do insucesso escolar, em dezasseis Escolas TEIP, nos concelhos de Albufeira, Aljezur, Lagoa, Lagos, Loulé, Olhão, Portimão, Vila do Bispo e Vila Real de Santo António, abrangendo quase 20.000 alunos. 
 
Priorizam-se escolas com uma percentagem elevada de alunos migrantes ou que não têm o português como língua materna, exigindo medidas específicas para este público-alvo em prol da inclusão e da melhoria das aprendizagens. Para as operações TEIP, o investimento de Fundo Social Europeu ascende a 5,2M€ ao longo de um período de três anos letivos.
 
Para o restante território, foi igualmente aprovada uma candidatura integrada da Comunidade intermunicipal do Algarve (AMAL) para desenvolver um Programa intermunicipal de Promoção do Sucesso Escolar (PIPSE), com vista a promover a igualdade no acesso ao ensino, a melhoria do sucesso educativo dos alunos e a qualidade e eficiência do sistema de educação na região do Algarve. Para a operação PIPSE, o investimento de Fundo Social Europeu ascende a 2,4M€ ao longo de um período de três anos letivos.
 
Com este apoio dos Fundos Europeus, espera-se na região um impacto visível na redução da taxa de retenção e desistência, do ensino básico e do ensino secundário, no final do ano letivo 2026/2027.
 
 
Por: CCDR Algarve