DGS e GNR vão ao encontro da população para partilhar boas práticas em saúde durante o verão

16:30 - 01/07/2025 NACIONAL
A Direção-Geral da Saúde (DGS) e a Guarda Nacional Republicana (GNR) iniciam hoje as ações do módulo de verão do «Projeto de Promoção da Saúde», com o objetivo de disseminar boas práticas de saúde junto da população durante o período sazonal de verão.
O "Projeto de Promoção da Saúde", lançado em julho de 2024, tem como objetivo capacitar os militares da GNR para a partilha de boas práticas de saúde junto da população, com especial enfoque nos períodos sazonais de verão e inverno. 
 
Na ação que agora se inicia, irá ser lembrada a importância da hidratação em todas as idades, com especial enfoque na população sénior pertencente aos grupos de risco. Através desta ação, o projeto reforça a sua abrangência, chegando a todas as regiões do país e promovendo uma cultura preventiva de saúde em proximidade com as comunidades.
 
Considerando as elevadas temperaturas expectáveis durante este período sazonal, a DGS considera estratégico intensificar este trabalho conjunto e imediato, aproveitando a proximidade da GNR com a comunidade, de modo a facilitar a adesão da população às boas práticas de saúde. 
 
A DGS e a GNR reconhecem que a conceção e a implementação de ações para promover a adesão às recomendações de ambos os períodos sazonais são cruciais para a saúde e o bem-estar da população. Estas ações revestem-se de particular relevância, particularmente, junto da população sénior, ao promover um aumento da literacia em saúde, permitindo que os cidadãos tomem decisões mais informadas sobre a sua saúde, e reduzindo o isolamento social, através do contacto de proximidade estabelecido.
 
Para desenvolverem esta ação, os militares da GNR tiveram uma formação ministrada pela DGS, com foco no impacto fisiológico do calor, nas estratégias de comunicação e de ativação comportamental, bem como nas medidas preventivas a adotar durante este período sazonal.
 
 
Por: GNR e DGS