SERVIÇO DE HELICÓPTEROS DE EMERGÊNCIA MÉDICA ASSEGURADO TRANSITORIAMENTE PELA FAP E GULF MED

10:00 - 01/07/2025 SAÚDE
A partir de hoje, 1 de julho, a operação do Serviço de Helicópteros de Emergência Médica será assegurada através de quatro helicópteros e equipas médicas da Força Aérea Portuguesa (FAP), que vão funcionar 24 sobre 24 horas, acionados através do Centro de Orientação de Doentes Urgentes (CODU) do INEM.
A FAP vai garantir o período de transição do serviço para o novo operador, a empresa Gulf Med, que ficará responsável pela operação até 2030, como resultado do concurso público internacional. 
 
O início da prestação do serviço através da nova empresa será feito de forma gradual, de modo a serem cumpridos todos os requisitos da legislação aeronáutica europeia, relacionados essencialmente com a garantia de segurança da operação. 
 
Até isso acontecer, e até obtenção do visto do Tribunal de Contas, o serviço prestado pela Gulf Med será assegurado por via de um ajuste direto, como resultado da consulta preliminar realizada pelo INEM ao mercado.
 
Assim, a partir de hoje, dia 1 de julho, estarão também disponíveis dois helicópteros da Gulf Med com equipas médicas do INEM, em regime de 12 horas, entrando os restantes helicópteros ao serviço, de forma gradual, até 30 de setembro.
 
O INEM agradece publicamente a disponibilidade e o empenho demonstrados pela FAP para manutenção deste serviço essencial para o país, neste período de transição para um novo operador. 
 
Ao longo de mais de 20 anos, o INEM e a Avincis colaboraram na prestação de um serviço médico de emergência aérea altamente diferenciado e de excelência, contribuindo para salvar inúmeras vidas.  Terminando hoje o contrato de colaboração com este operador, o INEM expressa o seu agradecimento à Avincis e a todos os seus profissionais — em especial aos pilotos e mecânicos com quem trabalhou diretamente em milhares de missões — pelo compromisso, dedicação e profissionalismo demonstrados ao longo dos anos.
 
 
Por: INEM