Abertura de mais cinquenta e dois novos meios de socorro e emergência médica, num investimento de cerca de 22 milhões de euros, é o que o INEM se propõem concretizar ainda este ano.
A abertura de 2 VMER’s, Viaturas Médicas de Emergência e Reanimação, 7 SIV’s, Ambulâncias de Suporte Imediato de Vida, 13 AEM’s, Ambulâncias de Emergência Médica e 5 MEM’s, Motos de Emergência Médica, para além de 25 PEM’s, Postos de Emergência Médica, num esforço alargado a todos os parceiros do SIEM, e em coordenação estreita com a LBP, obrigando a um investimento de 3,5 milhões de euros a que acresce o custo operacional anual de 19 milhões de euros, perfazendo um investimento total que se prevê exceda os 22 milhões de euros.
Os meios anteriormente referidos ficarão assim distribuídos:
2 VMER’s: Amadora/Sintra (Lisboa), e Barreiro (Setúbal).
7 SIV’s: Monção (Viana do Castelo), Oliveira de Azeméis (Aveiro), Alcobaça (Leiria), São Pedro do Sul (Viseu), Alcácer do Sal (Setúbal), Coruche (Santarém) e Montijo (Setúbal).
13 AEM’s: Barcelos (Braga), Santa Maria da Feira (Aveiro), Vila Real (Vila Real), Penafiel (Porto), Porto (Porto), Castelo Branco (Castelo Branco), Caldas da Rainha (Leiria), Algueirão/Sintra (Lisboa), Almada (Setúbal), Cascais (Lisboa), Santarém (Santarém), Setúbal (Setúbal) e Loulé (Faro).
5 MEM’s: Viana do Castelo (Viana do Castelo), Vila Nova de Gaia (Porto), Leiria (Leiria), Seixal (Setúbal) e Évora (Évora).
25 PEM’s: Vila Nova de Cerveira (Viana do Castelo), St.ª Marta do Penaguião (Vila Real), Ribeira de Pena (Vila Real), Sabrosa (Vila Real), Boticas (Vila Real), Meda (Guarda), Tarouca (Viseu), Tabuaço (Viseu), Armamar (Viseu), Sernancelhe (Viseu), Penalva do Castelo (Viseu), Carregal do Sal (Viseu), Nelas (Viseu), Alvaiázere (Leiria), Pampilhosa da Serra (Coimbra), Vila de Rei (Castelo Branco), São Brás de Alportel (Faro), Sobral de Monte Agraço (Lisboa), Setúbal (Setúbal), Mação (Santarém), Castro Verde (Beja), Redondo (Évora), Portel (Évora), Vidigueira (Beja), Alandroal (Évora).
O dispositivo do INEM em todo o país é constituído, neste momento, por 42 VMERS, 39 SIV, 56 AEM, 8 MEM, 275 postos PEM, 180 postos de reserva, 4 Helicópteros SHEM, 4 TIP e 4 UMIPE, totalizando 612 meios de emergência médica num sistema redundante de apoio ao cidadão.
O INEM, Instituto Nacional de Emergência Médica, continua a apostar com firmeza, no total cumprimento da sua Missão, que é a prestação de socorro e cuidados de emergência médica à população portuguesa.
Por INEM