A Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) do Algarve participou nesta terça-feira, dia 20 de maio, na sessão pública de apresentação do Plano de Atividades 2025 da REDE AZUL – Rede de Teatros do Algarve,
um momento marcante na consolidação da cooperação entre os equipamentos culturais da região e que foi escolhido para lançar duas iniciativas destinadas a apoiar a criação artística, aos artistas e às estruturas culturais sediados no Algarve – a Bolsa de Espetáculos e o Convite à Criação Artística.
Contando com as presenças de Sara Coelho (Vereadora da Câmara Municipal de Lagos), José Viegas (Chefe de Divisão de Cultura da CM Lagos), Dália Paulo (Diretora Municipal da CM Loulé) e Gil Silva (Diretor do Teatro das Figuras – Faro), o evento teve lugar no Centro Cultural de Lagos, reunindo representantes de municípios, estruturas culturais, agentes artísticos e demais parceiros estratégicos, refletindo o crescente dinamismo do setor cultural algarvio, sendo igualmente marcado pela passagem de testemunho da coordenação da Rede dos municípios de Faro e Loulé para os municípios de Lagoa e Lagoa, prevendo-se a institucionalização da
Durante a sessão, foram destacadas as principais medidas previstas para 2025, com enfoque na descentralização da oferta cultural, valorização da criação artística regional e promoção da circulação de espetáculos nos teatros e auditórios que integram a REDE AZUL. Entre os destaques do plano estão a programação conjunta e articulada entre os membros da rede, visando promover uma oferta cultural diversificada, contínua e de qualidade em todo o território algarvio; iniciativas de apoio à criação local, com a implementação de coproduções e apoio logístico e técnico às estruturas e artistas da região; reforço da mediação cultural, através de conferências, ações pedagógicas e de envolvimento das comunidades locais, em especial junto das camadas mais jovens e públicos com menor acesso à cultura; e capacitação dos profissionais do setor, promovendo redes de partilha de conhecimento, boas práticas e desenvolvimento de competências.
A Bolsa de Espetáculos convida os artistas/estruturas sediados no Algarve a apresentarem propostas de espetáculos de sua autoria. O objetivo deste projeto é que cada parceiro da Rede Azul seja obrigado a programar, durante o ano de 2026, pelo menos um espetáculo da referida Bolsa. Outro compromisso assumido pelos equipamentos culturais da Rede Azul é o de só programar espetáculos de criadores que residam noutros concelhos.
O Convite à Criação Artística é dirigido às estruturas criativas da região, com o intuito de incentivar a criação de novos objetos artísticos para serem apresentados no ano de 2026 nos diferentes espaços que integram a Rede. Esta iniciativa, que procura dar continuidade a um projeto já desenvolvido em 2016, com “Leôncio e Lena” do LAMA Teatro, em 2018 com “Moda Vestra” de João Frade, Rafael Correia e Ana Perfeito, e também em 2019 com “Diz-me, António” de Carolina Cantinho, Armando Correia e Pedro Pinto. O apoio à criação terá o valor de 50.000€ e será lançado ainda no ano de 2025, pelo que o vencedor pode começar a criação ainda no corrente ano.
As candidaturas para ambas as iniciativas devem ser remetidas através de formulário online (Bolsa de Espetáculos e Convite à Criação Artística) e decorrem até 31 de julho. Mais informações através do correio eletrónico: redeteatrosazul@gmail.com
Lançada informalmente em 2016, a REDE AZUL é composta atualmente por estruturas culturais geridas por treze municípios do Algarve, e assume-se como um modelo de governança colaborativa que potencia a circulação artística e o acesso democrático à cultura em todo o Algarve. A CCDR sublinha a importância das redes culturais existentes no Algarve, envolvendo agentes públicos e privados, como instrumento de coesão territorial, valorização cultural e desenvolvimento sustentável da região. Nos termos do Decreto-Lei n.º 36/2023 de 26 de maio, que procedeu à sua conversão em institutos públicos, entre outras atribuições, as CCDRs têm por missão apoiar tecnicamente as autarquias locais e as suas associações.
CCDR Algarve