MUNICÍPIO DE SÃO BRÁS DE ALPORTEL PRESTA HOMENAGEM A ANTÓNIO CHAVES PINTO COM INAUGURAÇÃO DE NOVA RUA

14:20 - 22/05/2025 SÃO BRÁS DE ALPORTEL
A apresentação pública da Rua António Chaves Pinto ocorreu no dia 25 de abril, sendo esta atribuição troponómica uma homenagem a este são-brasense que ajudou a fazer a transição democrática local, presidindo à 1ª Comissão Administrativa do concelho, em 1974, bem como aos demais elementos da Comissão e aos construtores da democracia são-brasense.

As Comemorações do Aniversário da Revolução de 25 de abril de 1974 contaram este ano com um programa vasto repleto de cultura, memória, arte e participação cívica, que ficou marcado por uma representação artística do 50.º aniversário das primeiras eleições livres, em 1975 e por uma homenagem especial ao presidente da primeira Comissão Administrativa de São Brás de Alportel em 1974, António Chaves Pinto.

A cerimónia de inauguração da nova Rua António Chaves Pinto, situada entre a Rua João Rosa Beatriz (EN2) e o Parque Hortas e Moinhos, foi um dos momentos mais simbólicos do programa comemorativo, que contou com a presença de familiares e amigos de António Chaves Pinto, bem como de vários elementos da primeira Comissão Administrativa, cuja memória o Município também quis homenagear. Estes cidadãos desempenharam um papel determinante na transição democrática local, assumindo responsabilidades num contexto de profunda mudança, com coragem e dedicação ao bem comum num período decisivo da história democrática local.

Os vogais desta primeira Comissão Administrativa são-brasense Maria Mercedes Martins e José Amândio Pereira estiveram presentes e não esconderam a emoção por ver António Chaves Pinto homenageado. Aquele que José Amândio Pereira definiu como o Homem certo para assumir o “comando” numa altura conturbada tendo sabido manter a calma ao mesmo tempo que ouviu os contributos de todos, independentemente dos ideais políticos defendidos.

Com esta designação toponímica, o Município pretende valorizar os princípios da cidadania e da democracia, perpetuando na memória coletiva o legado dos que estiveram na linha da frente da construção de um novo ciclo político e social em São Brás de Alportel.

Mais do que uma melhoria na organização urbana, esta nova artéria é sobretudo um símbolo de reconhecimento e gratidão por todos aqueles que, com o seu compromisso cívico, ajudaram a consolidar os valores democráticos que hoje definem o concelho e o país.