LOULÉ INAUGURA O PRIMEIRO CENTRO DE SAÚDE UNIVERSITÁRIO DO PAÍS

11:08 - 23/05/2025 LOULÉ
SEMANA DO MUNICÍPIO DE LOULÉ

A inauguração do Centro de Saúde Universitário de Loulé, edifício com carácter inovador no País, vai ser um dos pontos altos da Semana do Município de Loulé, que decorre de 26 a 31 de maio, com um intenso programa de atividades.

Na segunda-feira, 26, as celebrações arrancam com mais um motivo para comemorar: o Museu Municipal de Loulé faz 30 anos de existência e a festa acontece na Alcaidaria do Castelo, a partir das 17h30.

No mesmo dia, pelas 18h00, o tecido empresarial do concelho de Loulé vai ser premiado. Na Cerca do Convento do Espírito Santo, serão distinguidas as empresas PME Líder e PME Excelência, dos diferentes setores de atividade, a laborar neste território.

É no mesmo local que, no dia 27, pelas 14h00, decorre o Fórum “Conversas da Sustentabilidade - Certificação como fator de diferenciação para Destinos de Excelência”. Este evento tem como principal objetivo debater a certificação como fator de diferenciação para destinos turísticos, destacando boas práticas e estratégias para promover um turismo mais responsável e alinhado com os princípios do desenvolvimento sustentável.

Na quarta-feira, 28, às 18h00, o Município presta homenagem aos seus trabalhadores, durante a cerimónia de reconhecimento aos funcionários com 25 e 35 anos de serviço na Câmara Municipal de Loulé.

O Dia do Município assinala-se na Quinta-Feira da Espiga ou Quinta-Feira de Ascensão, 29 de maio, com o destaque para a tradicional Festa da Espiga, na vila de Salir, durante a tarde, a partir das 16h00. Não faltará o desfile etnográfico representativo das atividades do mundo rural, mostra de artesanato e gastronomia, música e folclore.

Mas este dia terá, durante a manhã, os momentos protocolares, com o hastear da Bandeira e cerimónia com Bombeiros Municipais, Banda Filarmónica e Coro Infantil e Juvenil de Loulé, pelas 9h30, em frente ao edifício dos Paços do Concelho. E às 10h15, a sessão solene acontece na tenda instalada na Cerca do Convento, com os discursos dos presidentes da Câmara Municipal, Vítor Aleixo, e Assembleia Municipal, Carlos Silva Gomes. Será certamente um momento para fazer o balanço trabalho realizado durante os 12 anos de mandato à frente do Município.

Ainda durante a manhã, pelas 11h15, será entregue o Grande Prémio de Crónica e Dispersos Literários APE/CM de Loulé, que este ano distingue o escritor Helder Macedo e o seu livro “Pretextos”.

O sábado, 31 de maio, será um dia em grande para os louletanos. Pelas 11h00, é descerrada a placa toponímica da Avenida Stefano Saviotti, em Vilamoura, uma homenagem ao empresário hoteleiro, dono do Grupo Dom Pedro.

De volta à cidade de Loulé, na Cerca do Convento, às 15h30, decorre a cerimónia dos Agraciados, com a atribuição das Medalhas de Mérito Municipal. Este ano serão atribuídas 2 Medalhas de Honra, 10 Grau Ouro e 7 Grau Prata, a personalidades e instituições com um percurso de destaque.

As celebrações da Semana do Município culminam com a inauguração do Centro de Saúde Universitário, pelas 17h30, junto ao atual Centro de Saúde, na Avenida Engº Laginha Serafim.

O Centro de Saúde Universitário de Loulé é uma estrutura inovadora, que contará com a Unidade de Saúde Familiar Lauroé, a Unidade de Cuidados de Saúde na Comunidade Gentes de Loulé, a Administração dos Cuidados Primários de Saúde do Algarve Central e a Unidade Académica de Formação e Investigação em Cuidados de Saúde Primários, o que lhe confere o carácter inovador na melhoria dos cuidados de saúde à população.

A edificação implicou um investimento de 7,3 milhões de euros, valor repartido pelo Município (65%) e Ministério da Saúde (35%). A unidade está incluída na estratégia municipal de captação, fixação e diferenciação dos profissionais de saúde ao serviço da população do concelho de Loulé.

Ao longo da Semana a Autarquia irá promover a atividade física junto da população, sendo que todas as infraestruturas desportivas terão entrada livre nestes dias.