Joaquim Bispo, escritor diletante, http://vislumbresdamusa.blogspot.com/
Quando Cacilda deu por si, após um curto período de sensação de irrealidade, percebeu que se transformara numa árvore do jardim em frente de sua casa. Permaneceu de braços levantados, curiosamente sem esforço, e pernas bem metidas na terra, como quem tem medo de se mexer em uma situação de perigo.
«O que terá acontecido?», surgiu na sua consciência nebulosa. «Talvez tenha tido uma quebra de tensão quando me levantei.»
Entrava às 10 no supermercado e não estava a ver como podia chegar a horas. Felizmente, no início do dia havia poucos clientes e talvez as colegas conseguissem aguentar o serviço sem complicações. Mas do raspanete da chefe não se ia livrar.
Avaliou a situação com detalhe. Não tinha só as pernas enterradas. Percebeu a pressão da terra até ao alto da anca, o que um leve roçar das ervas veio confirmar. Para baixo, era humidade e tensão firme. E uma certeza de imobilização. Para cima, secura, agitação do ar e vibração luminosa. Com a luz vinha um conforto de ganho de energia. Não enchia quaisquer pulmões, mas a sensação de plenitude respiratória era real.
Percebeu, pela primeira vez, o toque múltiplo do que deveriam ser insetos. O primeiro pensamento foi de incómodo, mas, pouco depois, toda aquela azáfama por sobre o seu corpo — se lhe podia chamar isso — tornou-se confortável e até sensual.
«Sensual, como? Aonde fui buscar esta ideia?», admirou-se. Então percebeu que o seu sexo estava distribuído por uma miríade de pontos do seu corpo, onde as abelhas se atarefavam na recolha de pólen, o que lhe transmitia múltiplas sensações de agrado. «Devo estar a fazer uma linda figura, de inúmeros braços no ar a agitar pequenos sexos coloridos!» Sorriu-se com o próprio gracejo, mas duvidava que algum outro ser o tivesse notado.
«A esta hora já deram pela minha falta. Vou ter de inventar uma desculpa. Lá se vai um dia de salário! E se isto se prolonga? Quem virá à minha procura? Não será a minha mãe, com certeza, que mal sabe onde moro. E os ex-namorados foram de vez.»
Com o avançar do dia e do calor, os festões aromáticos de flores brancas eram atrações irresistíveis para muitas dezenas de abelhas e besouros. Nem ela lhes resistia, antes se expunha, num deleite físico de entrega à orgia que os insetos representavam.
Continua…