No próximo dia 24 de maio (sábado), a partir das 21h00, Filipa Sousa sobe ao palco do Auditório Municipal para um grande espetáculo que promete não deixar ninguém indiferente.
A cantora albufeirense que aos 18 anos já havia tentado a sua sorte na Operação Triunfo, venceu o Festival RTP da Canção em 2012 e, em maio do mesmo ano, representou Portugal, em Baku, no Azerbeijão. Neste concerto, Filipa Sousa vai apresentar várias músicas do seu álbum “Acreditar”, numa viagem pela música portuguesa e, claro, pelo fado. Os bilhetes para o espetáculo estão à venda na plataforma BOL (https://www.bol.pt/Comprar/Bilhetes/156314-concerto_filipa_sousa-auditorio_mun_albufeira/), na Galeria Municipal João Bailote (dias úteis das 9h30 às 12h30 e das 13h30 às 17h00), ou no Auditório Municipal no dia do espetáculo (das 19h00 às 20:45). Adquira já o seu bilhete!
Não há quem não conheça a voz da albufeirense Filipa Sousa e quem não esteja ansioso por a ouvir cantar as músicas do seu álbum “Acreditar”, no concerto marcado para o Auditório Municipal de Albufeira, no próximo dia 24 de maio (sábado), a partir das 21h00, onde vai estar acompanhada no palco pelos músicos João Palma (acordeão), Adriano Alves (baixo), Pedro Barroso (guitarra) e Gustavo Gonçalves (percussão). Deste álbum é possível falar-se de uma vontade de reencantar o mundo, pela voz e pela escuta.
“A Filipa Sousa é uma jovem de um enorme talento, que já nos deu e continua a dar fortes motivos de orgulho, não só pela voz e capacidade de interpretação, como pela extrema amabilidade com que se relaciona com as diversas comunidades de Albufeira”, diz José Carlos Rolo, presidente da Autarquia, que gosta de assistir na primeira fila aos espetáculos dos artistas do concelho.
Reconhecida pelo seu talento vocal e presença em palco, Filipa Sousa apresenta um projeto musical único que celebra a essência da música tradicional portuguesa, com uma abordagem contemporânea e inovadora. A sua música mergulha nas raízes da nossa identidade cultural, transportando o público numa viagem musical que percorre os caminhos do fado, entrelaçando-o com outras sonoridades e influências enriquecedoras.
Com uma fusão entre a tradição e a modernidade, o seu álbum de originais “Acreditar” apresenta a melodia nostálgica do acordeão, símbolo de tantas memórias portuguesas, em perfeita harmonia com a profundidade das percussões que trazem ritmo e intensidade emocional. A voz de Filipa Sousa, carregada de sentimento e autenticidade, assume o papel central, guiando o ouvinte por histórias que refletem a alma portuguesa.
Para Filipa Sousa o sonho de cantar começou muito cedo. Aos 6 anos começou a aprender música e aos 12 entrou para o Conservatório de Albufeira, onde concluiu o 4.º grau de piano e o 5.º grau de formação musical e conjunto coral. A partir dos 12 começou a participar em festivais e concursos onde arrecadou alguns prémios. Aos 16, experimentou o fado por brincadeira e nunca mais parou, tendo vencido vários concursos de fado amador. Em 2003 juntou-se ao grupo de fados Al-Mouraria, tendo atuado em vários pontos do país, no estrangeiro (Espanha e Marrocos) e em programas televisivos. Em 2003, aos 18 anos entrou na segunda edição da Operação Triunfo, tendo chegado aos 30 finalistas, mas foi em 2007 que conseguiu permanecer no programa durante sete semanas. Do seu percurso artístico, destacam-se vários convites para cantar no estrangeiro para as comunidades portuguesas, no Luxemburgo, Alemanha e Bélgica.
Em março de 2012 venceu a 48.ª edição do Festival RTP da Canção com a música “Vida Minha” e em maio do mesmo ano representou Portugal, em Baku, no Azerbaijão, no Festival da Eurovisão.
Em 2019 publicou o seu primeiro trabalho a solo “Acreditar”. Este seu álbum de estreia que foi apresentado no Auditório Municipal de Albufeira, a 23 de fevereiro desse ano, trouxe um enorme impulso à sua carreira, que com o fado como ponto de partida conseguiu fazer a ponte com outros géneros musicais, do rock à música eletrónica de dança e à fusão do fado com as sonoridades dos Al-Mouraria e do Gato Malvado Ensemble.