Programa PRO_MOV identifica mais de 780 vagas para requalificação profissional

13:05 - 20/05/2025 EMPREGO / OFERTA
Regiões Norte, Lisboa e Algarve lideram disponibilidade para acolher formações

O programa de requalificação profissional PRO_MOV identificou 784 vagas destinadas a candidatos em processos de formação em contexto real de trabalho. Este número, apurado junto de parceiros e empresas dos diversos setores que integram o ecossistema PRO_MOV, reflete o compromisso crescente com o futuro do emprego e da economia nacional. As regiões Norte, Lisboa e Algarve são as que apresentam maior disponibilidade para receber formandos.

Estes dados sublinham não só a expansão do programa, mas também a capacidade de mobilização. As empresas participantes estão cada vez mais empenhadas em integrar ativamente os processos de requalificação, assegurando respostas mais objetivas às necessidades concretas do mercado de trabalho.

O PRO_MOV é uma resposta concreta às necessidades presentes e futuras da economia, com escala e impacto imediato. São oportunidades reais para quem quer mudar de vida, para quem está em transição ou procura reintegrar-se no mercado com novas competências”, afirmou Marta Cunha, Diretora Executiva do Reskilling 4 Employment em Portugal, iniciativa da European Round Table for Industry.

No início do mês, o ecossistema PRO_MOV reuniu mais de 100 representantes de 40 empresas, do IEFP e de associações empresariais – entre os quais parceiros fundadores e institucionais como Sonae, Nestlé, SAP, Associação Business Roundtable Portugal e CIP –, para partilhar avanços, identificar necessidades e planear novas iniciativas. Além das vagas já mapeadas e da geografia com maior capacidade de oferta, foi possível identificar os setores com maiores necessidades de profissionais requalificados. Além das áreas habituais onde já se verificavam maiores necessidades - entre as quais Business Intelligence, Digital e Green Jobs - ganham agora relevância os setores do Turismo, da Logística e da Construção, refletindo a evolução das exigências do mercado de trabalho nacional. Para dar resposta a este desafio, o PRO_MOV conta atualmente com laboratórios nas áreas de Agricultura, Automóvel, Business Intelligence, Construção, Digital, Green Jobs, Indústria, Logística, Saúde, Turismo e Vendas.

No PRO_MOV são as empresas a dar o primeiro passo e a dizerem que precisam de mão de obra qualificada em áreas específicas. Isto permite-nos trabalhar em conjunto e definir os percursos formativos à medida das exigências do mercado. É uma vantagem muito grande sabermos que estamos a responder às empresas e às pessoas”, explicou Luz Pessoa e Costa, diretora do Departamento de Formação Profissional do IEFP.

Além da Requalificação Intensiva, o PRO_MOV desenvolve também modelos de Requalificação Interna, para colaboradores de empresas, e formações à Medida, adaptadas às necessidades específicas da cada empresa, assegurando em conjunto uma resposta mais flexível e adaptada aos diferentes perfis de candidatos e organizações.

 

BA&N