O Presidente da Assembleia Municipal de Faro, Cristóvão Norte, manifestou-se publicamente contra um episódio recente associado à Semana Académica da Universidade do Algarve, considerando que houve uma ofensa à dignidade das mulheres.
Em declarações enviadas à redação, o autarca começou por sublinhar o seu apreço pela instituição universitária e pelos seus estudantes:
“Respeito os estudantes da Universidade do Algarve, a semana académica e até alguns excessos inofensivos. Também os cometi!”, reconheceu.
Contudo, Cristóvão Norte foi claro ao denunciar aquilo que considera uma representação inaceitável da figura feminina:
“Respeito sempre mais a mulher, o seu papel na sociedade, repudiando totalmente a ideia abjeta da mulher coisificada, um atentado à dignidade que está patente neste episódio.”
Sem referir diretamente o conteúdo em causa, o responsável político refere-se a um episódio de linguagem considerada imprópria e com apelos à exibição do corpo feminino em troca de álcool, prática que condena com firmeza.
“A linguagem de caserna é de mau gosto, mas sobretudo o desafio despudorado à exibição do corpo em troca de álcool é muito triste e revoltante. Não é o ato, é o que ele revela.”
O presidente da Assembleia Municipal de Faro apela a um pedido de desculpas por parte dos responsáveis:
“Quem faz isto deve um pedido de desculpas e compreender que o que faz é muito ofensivo. É necessário e só lhes ficará bem reconhecer o erro.”
Caso isso não aconteça, Cristóvão Norte defende que a Associação Académica da Universidade do Algarve deverá intervir:
“Se não o compreender, a Associação Académica tem que ordenar a retirada. Se ninguém agir, alguém tem que o fazer. E se ninguém o fizer, eu diligenciarei nesse sentido.”
A posição do autarca surge num momento em que se intensificam os debates em torno dos limites do humor e da tradição académica, particularmente no que diz respeito ao respeito pelos direitos e pela dignidade das mulheres.

Noticias relacionadas