O Turismo de Portugal deu início ao período de candidaturas da Bolsa Luís Patrão, que decorre até ao próximo dia 31 de maio de 2025.
Com uma dotação global de 500 mil euros, vão ser atribuídas dez bolsas de estudo: cinco destinadas a cursos de especialização técnico-profissional e cinco para programas de pós-graduação, como mestrados e MBAs.
Os apoios para cada bolsa são de 50 mil euros e destinam-se a jovens até aos 35 anos, residentes em Portugal, com formação técnica ou superior e uma média igual ou superior a 14 valores no último grau académico concluído. Esta iniciativa visa apoiar jovens do setor do turismo e assume-se como um instrumento estratégico de valorização do capital humano.
Carlos Abade, Presidente do Turismo de Portugal, destaca que “a Bolsa promove a criação de uma rede de jovens profissionais altamente qualificados, contribuindo para a formação de gestores de topo com competências em áreas estratégicas para o turismo nacional.”
Criada em 2023, a Bolsa Luís Patrão permite a jovens com elevado potencial uma formação de excelência, capacitando-os para liderar o futuro do setor.
As candidaturas devem ser submetidas exclusivamente online, através da plataforma disponibilizada no portal do Turismo de Portugal. O processo de seleção será conduzido por um júri externo e independente, que avaliará as candidaturas com base em critérios como o desempenho académico, a experiência profissional, o perfil de liderança, o contributo potencial para o setor e a valorização da inovação e da sustentabilidade.
Na sua edição inaugural, a Bolsa Luís Patrão apoiou dez jovens em percursos formativos que fizeram parte de instituições de renome, entre as quais o Les Roches Marbella, o Culinary Institute of Barcelona, a Alain Ducasse Paris, a Universidade Católica Lisbon e o ISEG. Três dos bolseiros selecionados foram alunos da rede de Escolas do Turismo de Portugal, sublinhando o papel fundamental desta rede de escolas na identificação e promoção do talento nacional.