«Poço d.Almancil» | Almancil já tem marca registada

21:11 - 04/06/2015 LOULÉ
A Junta de Freguesia de Almancil e a AEA – Associação Empresarial de Almancil apresentaram hoje, 4 de junho, na Sala da Assembleia de Almancil, a MARCA COMUNITÁRIA «Poço d.Almancil».

A nova marca tem como objetivo contribuir para a promoção da economia local de Almancil, estimulando o comércio e artistas a desenvolver os seus produtos e serviços, assim como a comunidade e visitantes a adquirir o produto local. A par está também a promoção de valores históricos, evidenciados no nome da Marca Comunitária, que recorda o poço outrora existente em Almancil, um marco histórico desta vila.

Idealizada por Adélia Brito, comerciante em Almancil, a ideia da criação desta marca foi desde logo apoiada pela AEA e pela Junta de Freguesia.

Definida a ideia foi lançado o convite ao artista almancilense, Ricardo Inácio, que rapidamente aceitou o convite e é o responsável pelo design do logotipo.

A marca e o logotipo «Poço d’Almancil», encontram-se já registados no INPI desde 27 de março, propriedade da Junta de Freguesia de Almancil, sendo agora o momento de trabalhar no seu desenvolvimento.

Na mesa de apresentação foi composta pelo anfitrião, Joaquim Pinto, presidente da Junta de Freguesia de Almancil, Vitor Aleixo, presidente da Câmara Municipal de Loulé; Gilberto de Sousa, presidente da AEA e Neuza Gavaia, presidente da Assembleia de Almancil.

Após a apresentação da marca feita pelo presidente da Junta de Freguesia de Almancil, Joaquim Pinto, durante a qual foi feito um enquadramento do conceito da marca assim como a sua origem e objetivos, foi passada a palavra ao presidente da Câmara Municipal de Loulé, Vitor Aleixo, que descreveu a marca «Poço d’Almancil» como uma “ideia feliz, bem conseguida”. O autarca referiu ainda que esta marca “sintetiza muitas ideias com uma vertente identitária forte, de forma moderna, contemporânea e, simultaneamente, capaz de mergulhar na identidade profunda desta terra (Almancil).” “Acho que é uma imagem apelativa, que cumprirá, certamente, as funções que todas as imagens de marca são chamadas a cumprir”, continuou, enaltecendo também a importância do apoio da AEA. Posto isto, Vitor Aleixo lançou ainda o repto para que a imagem agora lançada servisse de ponto de partida para o elemento escultórico para a recém-construída rotunda da Rua Francisco Sá Carneiro. Recordou ainda a importância de que haja “ponderação e serenidade para fazer as coisas bem-feitas”, realçando que não deve haver pressa na colocação de algo “só porque sim” naquela rotunda, mas sim algo ponderado.

Por sua vez, Gilberto de Sousa referiu-se à parceria entre a associação que preside, AEA e a Junta de Freguesia de Almancil, como um exemplo a seguir, recordando que tem defendido a existência de parcerias, assim como a criação de “sinergias para que a economia se desenvolva de forma sustentável, responsável e constante, que é o mais importante”. Sobre a marca agora lançada, lembrou que o objetivo é transformá-la numa marca “não só com fins comerciais, mas sim uma marca comunitária, que represente e faça lembrar Almancil”. “Interessa-nos promover Almancil e é esta a forma de promover Almancil.“ acrescentou.

Por fim, Neuza Gavaia, presidente da Assembleia de Almancil, recordou os valores históricos inerentes à marca “Poço d’Almancil”, que permitem a transmissão de parte da história desta vila à geração mais recente, que não conheceu o poço, tão importante no passado.

Convidado a falar, o artista Ricardo Inácio agradeceu o convite, dizendo sentir-se muito horando por ter podido participar do coletivo responsável pelo lançamento da marca em causa.

Após a apresentação houve espaço para algumas intervenções dos presentes, entre as quais a de Adélia Brito, mentora da ideia, que agradeceu a disponibilidade dos presidentes de Junta de Freguesia de Almancil e da AEA para ouvirem as suas ideias, e demonstrou a sua disponibilidade para continuar a trabalhar a expansão da marca.

Por sua vez, Hermes Alberto, presidente da ASCA – Associação Social e Cultural de Almancil manifestou a sua opinião pessoal, apoiando a ideia e lembrando que também ele defendia a existência de uma marca e logotipo como o criado, realçando no entanto a sua discordância com a designação de marca comunitária para a marca criada, uma vez que esta foi delineada por algumas pessoas e entidades apenas, não tendo sido estendida a um número alargado o suficiente, nem existido uma votação, para que seja considerada comunitária. Contudo, acrescentou, “Apoio, e acho que é preciso pôr Almancil a olhar para a frente.” A esta intervenção, Joaquim Pinto respondeu não ter a Junta de Freguesia meios suficientes para a dimensão referida, embora tivessem sido consideradas as opiniões de várias pessoas.

Já o vereador João Martins, deu os parabéns ao artista e enalteceu a ideia, felicitando todos os intervenientes na concessão da marca, sublinhando ainda a importância desta imagem para Almancil no futuro.

O lançamento público da marca “Poço d’Almancil” está previsto para a segunda quinzena de setembro.

 


Sobre o Artista Ricardo Inácio

Natural de Almancil, Ricardo Inácio, de 46 anos, é criador de obras e esculturas nas mais variadas técnicas. Formou-se na Academia de Belas Artes de São João, com o Mestre Manuel Hilário de Oliveira, mas acredita que o dom nasceu consigo. Considera-se polivalente e tem obras espalhadas um pouco por todo o mundo, desde Austrália, Estados Unidos e Alemanha, onde residiu. Na freguesia de Almancil, é responsável pela obra presente na  Fonte Coberta e pela obra de homenagem aos 40 anos do 25 de Abril celebrados o ano passado. 

 

Por: VA

Fotos VA

 

Nota: Os titulos na nossa plataforma não aceitam o apóstrofo, na palavra Poço d.Almancil.