Faro, Albufeira e Portimão destacaram-se na classificação regional da segunda edição do Bloom Consulting Portugal City Brand Ranking©, documento que avalia a performance e a atratividade dos 308 municípios portugueses nas categorias Turismo (Visitar), Negócios (Investir) e Talento (Viver).
Faro continua a liderar o Ranking, com excelentes prestações nas áreas Negócios e Viver. A grande força do Algarve continua a ser o Turismo, com Albufeira a classificar-se na primeira posição regional, terceira em todo o País, atrás de Lisboa e do Funchal.
Poucas são as alterações na Região algarvia nesta edição do Portugal City Brand Ranking©. Com o pódio inalterado encabeçado por Faro, Albufeira e Portimão, segue-se o município de Lagos na 4ª posição do Ranking Regional.
Registam-se na região, aumentos significativos de todos os números ligados ao turismo, quer em Digital Digital Demand - D2© (procuras online por temas no município), quer na taxa de ocupação hoteleira e no número de dormidas nos municípios da região.
Loulé consegue superar o município de Tavira devido ao crescimento na área de Negócios, trocando a 6ª posição da edição anterior do Ranking por um lugar no Top 5 da Região Algarvia. É necessário olhar para o meio da tabela para ver alterações significativas, em que Vila Real de Santo António consegue superar Lagoa e Aljezur, fazendo com que estes dois municípios desçam 1 posição.
A última alteração no Ranking regional algarvio prende-se com a subida de Monchique para o 13º lugar, superando o município de Castro Marim.
Apesar de se concentrar nos municípios em posições cimeiras, o Digital Demand - D2© do Algarve é muito representativo, o que mostra o apelo digital desta região, quer para turistas portugueses, quer estrangeiros.
Subidas de destaque
As primeiras 4 posições estão intocáveis, em relação ao ano passado, com todos os municípios no top25 a nível nacional. Vemos a primeira subida na quinta posição com Loulé a conquistar uma posição a Tavira e de seguida Vila Real de Santo António a subir ao nono lugar. Estes municípios são destacados na categoria Visitar, pelo aumento das dormidas e principalmente pelas altas taxas de ocupação hoteleira, que os posicionam bem neste indicador.
Descidas de Destaque
Sem grandes quedas nas posições algarvias apenas relatamos a descida de uma posição por parte de Tavira que sai do top 5 e de Lagoa e Aljezur.
O Bloom Consulting Portugal City Brand Ranking © 2015 mede a eficácia da estratégia de gestão da marca de cada município, separadamente. Baseia-se em fatos concretos, que incluem o desempenho e o crescimento económico das cidades, dormidas, procuras e desempenho nas redes sociais, entre outros. A análise dos dados objetivos é acompanhada pela avaliação de dados subjetivos que medem o impacto económico da estratégia de gestão de marca de cada município.
«A marca é o principal ativo de que cada município dispõe. Como tal, deve ser estudada para depois ser gerida e potenciada. Através destas três dimensões, conseguimos aferir, de forma tangível, esse potencial», explica Filipe Roquette, diretor geral da Bloom Portugal. «Acreditamos que, com esta análise, temos a capacidade para ajudar os municípios, não só no que toca à definição de prioridades, mas também na perceção da imagem que estes têm no resto do País e internacionalmente», completa

Por MultiCom