Autoridade Marítima Nacional participa em exercício de combate a incêndio em embarcação no rio Guadiana

14:00 - 10/12/2024 VILA REAL DE SANTO ANTÓNIO
A Autoridade Marítima Nacional, através dos elementos da Capitania do Porto, do Comando-local da Polícia Marítima e da Estação Salva-vidas de Vila Real de Santo António participaram, no dia 9 de dezembro, num exercício de combate a incêndio numa embarcação, no cais comercial de Vila Real de Santo António.
Neste exercício, que teve como objetivo principal reforçar a coordenação entre as entidades envolvidas num cenário de incêndio e de multi-vítima, foi simulado um incêndio a bordo de uma embarcação que, após explodir, foi necessário prestar assistência e resgatar os 11 tripulantes, bem como garantir a segurança da navegação no rio através dos elementos da Polícia Marítima. No cenário do exercício, devido à explosão, um dos tripulantes caiu ao rio, entrando em dificuldades, tendo os tripulantes da Estação Salva-vidas efetuado o resgate. Foi também simulada uma situação de derrame de hidrocarboneto, onde foi treinado o uso de barreiras de contenção e posterior remoção da mancha de poluição.
 
O Capitão do Porto de Vila Real de Santo António assumiu a coordenação das ações de socorro, busca e salvamento, empenhando os meios de socorro e de busca e salvamento.
 
Nesta ação estiveram ainda envolvidos 20 elementos e cinco viaturas dos Bombeiros Voluntários de Vila Real de Santo António, três elementos e uma viatura do Serviço Municipal de Proteção Civil de Vila Real de Santo António e três elementos e uma viatura da Câmara Municipal de Vila Real de Santo António.
 
 
AMN