O Grupo Moneris, em parceria com várias entidades, organizou o segundo seminário sobre uma temática que continua pertinente para o tecido empresarial, bem como para os inúmeros proprietários de moradias, que vislumbram a possibilidade e oportunidade de obter algum rendimento com as mesmas, através do alojamento local.
Entre os parceiros desta organização, estiveram: a Delegação de Loulé da Ordem dos Advogados, a Câmara de Comércio Luso-Britânica, a AFPOP Associação de Proprietários Estrangeiros em Portugal e a Associação Empresarial de Almancil.
Como media partner, o Algarve Resident (Open Media) foi o órgão escolhido, na medida em que este seminário foi apresentado em língua inglesa, procurando, por isso, principalmente, o esclarecimento da comunidade estrangeira, sejam proprietários de moradias, como empresários, que eventualmente se assumam como titulares da exploração das moradias.
Na sessão de abertura participou o Dr. Pedro Neto, diretor regional do Grupo Moneris, que deu as boas vindas aos participantes e transmitiu uma breve mensagem do CEO do Grupo, o Dr Rui Almeida. O Eng. João Fernandes, Vice-Presidente do Turismo do Algarve, em representação desta entidade, felicitou a organização e expressou a sua preocupação que todos os envolvidos e interessados no alojamento local sejam esclarecidos e possam, assim, tomar as melhores decisões. A Dra. Rita Branco, presidente da Delegação de Loulé da Ordem dos Advogados, salientou a importância deste tipo de eventos, referiu o facto da entidade que representar ter estado a par desta temática desde que a primeira legislação foi publicada e desejou que todos os participantes obtivessem aqui todos os esclarecimentos que lhes possam ser úteis.
NA primeira parte do Seminário a Dra. Verónica Pisco centrou-se na apresentação dos aspetos legais do alojamento local, referindo todas as obrigações que têm de ser cumpridas por quem deseja registar uma moradia para este fim.
Após o coffee break, Aníbal Moreno, consultor do Grupo Moneris apresentou vários cenários de tributação dos proprietários das moradias e também as obrigações fiscais a que estão sujeitos os titulares da exploração, culminando com simulações para ambas as situações.
Durante o período de debate, foram muitas as questões abordadas, terminando a sessão, em que participou, graciosamente, cerca de uma centena de participantes, pelas 18,30 horas.
Ao empreendimento turístico de Vale do Lobo, que cedeu gratuitamente a utilização do auditório, foram pelos organizadores endereçados os merecidos agradecimentos.
Próximo Seminário, em Albufeira
O próximo seminário está agendado para o dia 19 de maio, no auditório da Câmara Municipal de Albufeira, com início às 14,00 horas, podendo as inscrições (gratuitas) ser enviadas para o e-mail: albufeira@moneris.pt. A organização está a cargo do Grupo Moneris, em parceria com a Delegação de Albufeira da Ordem dos Advogados, a APAL Agência de Promoção de Albufeira, a Câmara de Comércio Luso-Britânica e a Delegação de Albufeira da Câmara dos Solicitadores. A Câmara Municipal de Albufeira e o Turismo do Algarve foram, naturalmente, convidados para participar na sessão de abertura.
Por: Moneris