O Infante D. Henrique vai estar dia 7 em Lagos, na Biblioteca Dr. Júlio Dantas, no Encontro de 5ª Feira do Grupo dos Amigos de Lagos, trazido pelo poeta e artista plástico Timo Dillner.
O facto deste seu regresso não ter constado do programa oficial e de não ter chegado a horas de participar pessoalmente no cortejo inaugural do VIII Festival dos Descobrimentos – que decorre até dia 7, mas teve as manifestações de rua no passado fim-de-semana – poderá ser explicado no debate que sempre ocorre no final destes encontros.
– Vou mostrar o filme "Henrique o navegador" na biblioteca como um "sneak-preview" – explicou Timo Dillner. – A primeira vez que este filme oficial será apresentado ao público vai ser na minha exposição no Museu de Portimão a partir de dia 23 de Maio. É um filme com uma duração de 25 minutos, em língua portuguesa (locutor: Luis Fagundes) com legendas em língua alemã. A música foi feito por meu filho Elias, os traduções por minha filha Malin Elisabeth. Eu fiz os gravações com a autorização da Direção Regional de Cultura do Algarve, na Caravela Boa Esperança, na Fortaleza de Sagres, na Ermida da Nossa Sra de Guadalupe, em Lagos e noutros lugares.
Trata-se de uma ante-estreia mundial, só possível pelo facto de Timo Dillner ser um dos autores incluídos no projecto “Lagos cidade poesia”, que preenche os encontros deste ano. Com entrada livre, este encontro de 5ª Feira, dia 7, na Biblioteca Municipal de Lagos, começa às 17.00 e termina às 18.00 horas.
Por Bilbioteca de Lagos