Das estrelas às chaves: Guia Michelin vai distinguir hotéis do mundo
10:04 - 21/12/2023
ATUALIDADE
Já há mais de 5.000 hotéis identificados em cerca de 130 países. Primeiras chaves Michelin vão ser atribuídas em 2024.
São muitos os restaurantes do mundo que trabalham arduamente para merecer as famosas estrelas Michelin. E, agora, também os hotéis vão poder ser distinguidos com as novas chaves Michelin, que vão destacar estabelecimentos hoteleiros que contribuem para a criar experiências únicas aos turistas. Já há mais de 5.000 hotéis e alojamentos turísticos identificados em cerca de 130 países. E os primeiros contemplados com as novas chaves Michelin vão ser conhecidos já no primeiro semestre de 2024.
A chave Michelin é, portanto, a nova distinção criada pelo Guia Michelin, que vem “valorizar os estabelecimentos que oferecem experiências hoteleiras e de viagem excecionais”, refere em comunicado. A ideia passa mesmo por recomendar as unidades hoteleiras de todo o mundo que se destaquem quer pela sua arquitetura, quer pelo seu profissionalismo e personalidade única.
Desta forma, as novas chaves Michelin vão ajudar a orientar os viajantes para hotéis e outros alojamentos turísticos, “que ofereçam muito mais do que um quarto para passar uma noite”, referem. E ainda vão permitir aos turistas escolher, reservar e comentar sobre a sua estadia numa plataforma única e independente.
Mais de 5.000 hotéis são candidatos a receber as primeiras chaves Michelin
Até agora, os especialistas independentes do Guia Michelin já selecionaram mais de 5.000 hotéis e alojamentos em cerca de 130 países, “com uma grande variedade de preços e estilos”. Esta seleção de unidades hoteleiras levou quatro anos a ser realizada – e os especialistas continuam no terreno. Até porque os primeiros vencedores da chave Michelin vão ser conhecidos no primeiro semestre de 2024, depois de os especialistas anónimos pernoitarem uma ou mais vezes em cada hotel.
Esta seleção de hotéis e alojamentos únicos no mundo é orientada segundo cinco critérios bem definidos, explicam ainda no documento:
Um destino em si mesmo: o hotel contribui para a experiência local;
Excelente arquitetura e design de interiores;
Qualidade e coerência do serviço, conforto e manutenção;
Individualidade, reflexo de personalidade e autenticidade;
Capacidade de oferecer uma experiência extraordinária a um preço justo.
"A chave Michelin é uma indicação clara e fiável para os viajantes. Da mesma forma que as estrelas Michelin reconhecem os restaurantes mais destacados no seu setor, a chave Michelin recompensará os hotéis mais extraordinários do mundo. Esta distinção reconhece também o trabalho em equipa de profissionais da hotelaria empenhados e apaixonados", comentou Gwendal Poullennec, diretor internacional do Guia Michelin.
Tal como acontece com as estrelas Michelin, também as chaves Michelin vão ser atribuídas todos os anos aos hotéis que se destacarem por dar as melhores experiências.