Decorre, nos dias 07 e 08 de maio, na Biblioteca Municipal Álvaro de Campos, a conferência “Leituras Contemporâneas da Paisagem”.
A iniciativa surge no âmbito das atividades regulares da Biblioteca e do Projeto Filosofia e Arquitectura da Paisagem (Filarqpais) do Centro de Filosofia da Universidade de Lisboa.
No dia 07, entre as 16h00 e as 19h00, o programa integra três apresentações, nomeadamente, “Poesia e filosofia da paisagem” de Dirk Hennrich, “ Caminhantes da paisagem” de Victor Gonçalves e “Paisagem e ambiente: da (Im) Possibilidade de uma ética ambiental” de Sandra Escobar.
No dia seguinte, entre as 10h30 e as 12h30, a conferência inclui os seguintes temas: “Trazer a paisagem à cidade” de Maribel Sobreira e “O pomar na cidade” de Moirika Reker. O debate final “Leituras contemporâneas da paisagem” é moderado por Adriana Veríssimo Serrão, investigadora principal do Filarqpais. Na opinião desta professora “paisagem, hoje, remete para uma totalidade, um sistema de interacção, fundamento de todas as esferas de vida e condição de desenvolvimento das comunidades humanas.[...] A paisagem contém em si tanto a dimensão natural como a marca humana”.
Por CM Tavira