Carlos Filipe apresenta o livro «Não Quero Morrer Aqui»

11:58 - 19/09/2023 ALGARVE
Deixei, há muito tempo, de contar o número de animais que fotografei com o objetivo de os ajudar a encontrar uma nova vida. Uma melhor do que a que tinham conhecido até então.

Desisti, também, de enumerar as inúmeras razões pelas quais deixam de servir, deixam de ser parte integrante de uma qualquer família, deixam de merecer pertencer ao lar que sempre conheceram.

Outros nunca conheceram nenhum. Estes quatro anos a fotografar animais tiveram ritmos diferentes. Se para mim passaram a correr, num frenesim constante de pedidos de auxílio, tenho a certeza que para os animais que os viveram acorrentados, abandonados ou mal tratados foram, com certeza, uma eternidade. Captar o sofrimento, que se esconde em cada olhar, numa simples fotografia tornou-se insuficiente para dar a conhecer o antes, o agora e o depois de cada um deles. Senti que o mundo tinha que conhecer a história por detrás de cada uma das vezes que carreguei no botão da máquina e o obturador abriu e fechou, captando um momento que não conta tudo. É preciso mais, é fundamental contar a história de cada um deles e para isso as palavras são essenciais.

Se há imagens que valem por mil palavras, há realidades que nem mil palavras são suficientes para as contar.

Foi esta a razão pela qual decidi, depois de ter escrito o primeiro livro “Amigos (Im)Perfeitos” incidindo nos animais com deficiência e que agitou as águas por onde passei desde escolas, bibliotecas e associações, mergulhar nos canis, associações e no mundo da causa animal para trazer à tona aquilo que muitos sabem que acontecem mas poucos conseguem enfrentar... as duras realidades contadas em fotos e palavras...

Escrevi com toda a força, fotografei com toda a dedicação e juntei neste livro todo um conjunto de histórias que são um pingo no meio de um mar de peripécias e horrores que pintam este mundo.

Não é um mundo cor-de-rosa, mas é um mundo real. É o mundo onde se abraçam pessoas e espancam animais.

Onde se beijam os filhos e afogam os gatos. Onde se deita comida fora e se deixa o animal acorrentado no quintal sem comer. É um mundo cruel para eles imposto por nós. São múltiplas histórias de sobrevivência onde todos têm um desejo comum, um pedido simples… “Não quero morrer aqui”.

“Não quero morrer aqui” é um livro de textos e fotografias que compilam vidas de animais de vários pontos do país com diferenças e semelhanças que os unem e distinguem. Nele compilei as histórias de almas que se partiram e voltaram a juntar com lições para nos ensinar quando precisamos de força para continuar. É um projeto muito pessoal que espero que chegue a todos os cantos do mundo como chegou o seu “irmão” mais velho “Amigos (Im)Perfeitos. Será, tal como o outro, o que levarei quando for as escolas falar sobre o meu trabalho para que os alunos conheçam um pouco do que é a causa animal para que os adultos de amanhã comecem a ser moldados nos dias de hoje.

 

Apresentação do projecto: https://www.youtube.com/watch?v=_-pFnFzY8Xk


O Autor

Carlos Filipe é natural de Aljustrel onde viveu até terminar a licenciatura em Português-Inglês. Foi quando se mudou para Portimão – Algarve, e com um passado já com um pezinho nas artes da fotografia com um curso de Fotografia Analógica, que começou a fotografar ocasionalmente eventos. Aos poucos começou a elaborar auto-retratos de uma forma mais conceptual.

Realizou algumas exposições coletivas e individuais em vários pontos do país e começou a publicar igualmente trabalhos seus em algumas revistas.

O seu trabalho focava-se muito nos sentimentos, no transferir para a fotografia o que ia na alma, o que nos tirava o sono, o que nos preocupava…quase como um exercício de exorcismo. Passou dois anos a viajar pelo mundo e quando regressou decidiu retomar a fotografia, mas numa vertente mais adulta explorando campos pouco trabalhados como a fotografia de animais de estimação o que acabou por se revelar o que gosta de fazer.

Atualmente tem o seu estúdio de fotografia em Lagoa, no Algarve onde, além de todos os serviços que oferece, continua a colaborar com Associações de Defesa dos animais recebendo frequentemente animais resgatados que fotografa de forma a impulsionar a sua adoção.

Lançou o livro “Amigos (im)Perfeitos” e criou a exposição com o mesmo nome que vai abrindo horizontes para a aceitação da diferença e a inclusão do que é diferente. Continua a realizar eventos solidários para angariar dinheiro para Associações, visita escolas e liceus para falar sobre o seu trabalho e sobre o seu projeto tentando dar às próximas gerações um pouco da sua experiência e incutir neles a importância da diferença e da inclusão. O Boris vai consigo para todo o lado sendo, desde o primeiro dia, a sua maior fonte de inspiração.


A aquisição do livro pode ser feito diretamente comigo.

www.cfilipe.pt

info@cfilipe.pt

www.facebook.com/carlosfilipefoto

www.instagram.com/carlosfilipefotografia