Decorre, no âmbito do projeto «Música nas Igrejas», no dia 11 de abril, pelas 18h00, na Igreja da Misericórdia, o concerto de piano de João Lucena e Vale.
O programa integra as seguintes valsas:
Schubert, F.
12 Valsas para piano, op.18 D.145
Chopin, F.
Grande valsa brilhante, op.18 em Mib M
Valsa em Réb Maior op.64, nº1
Valsa em Do# menor op.64, nº2
Liszt, F.
Mephisto-Waltz
Tchaikowsi, P.
Valsa Sentimental, op.51, nº6
Debussy, C.
Valsa La plus que lente
Villa-Lobos, H.
Valsa da Dor
Acerca de João Lucena e Vale
João Lucena e Vale iniciou os estudos de piano aos seis anos, tendo concluído o Curso Geral do Conservatório de Música do Porto e a licenciatura em Ensino de Música, na Universidade de Aveiro, com os professores Olga Prats, Madalena Soveral e Vitalij Dotsenko.
Estudou piano e música de câmara, nos níveis de ensino, execução e concertista, na École Normale de Musique de Paris, e participou em diversas master classes.
Atua, regularmente, como solista em grupos de música de câmara ou corais, em Portugal e no estrangeiro (Brasil, Marrocos, Hungria, Bélgica, Holanda, Suíça e França), contribuindo, assim, para a divulgação da música portuguesa. Colabora também com as principais instituições culturais do país, nomeadamente, Fundação Gulbenkian, Teatro Nacional de São Carlos e Casa da Música do Porto.
Atualmente é professor de piano e música de câmara, na Universidade de Évora e no Conservatório Nacional de Música de Lisboa.
Por: CM Tavira