edwin@foto-janssen.nl | Foto D.R.
Morreu Sander van Gelder, impulsionador de Vale do Lobo

09:43 - 17/05/2023 LOULÉ
Sander van Gelder, de nacionalidade Holandesa, faleceu no passado dia 14 de maio aos 85 anos de idade, na Holanda.

Nascido em Amsterdão em 1937, foi o grande impulsionador do empreendimento de luxo Vale do Lobo.

Depois de uma experiência bem-sucedida na área da joalheria, em 1977 decide comprar o empreendimento Vale do Lobo, fundado em 1962 pela Trusthouse Forte e Costain.

O empresário, descobre o resort, durante umas férias na década de 70, ao perceber o potencial do mesmo, decide comprá-lo e muda-se com toda a família para o algarve, região pela qual eram apaixonados.

Numa época em que a imagem de Portugal, lá fora, não era a melhor devido às incertezas de uma revolução recente, Van Gelder, resolve arriscar e compra Vale do Lobo, que não parou de crescer desde que o empresário “tomou conta” do empreendimento, sendo hoje um dos maiores do Algarve.

Durante os 30 anos que Sander van Gelder esteve à frente do resort Vale do Lobo, a evolução foi notória com a construção de campos de golf, bares, restaurantes, comércio e demais equipamentos.

Em 2007, Sander van Gelder vende Vale do Lobo a um grupo de investidores, nacionais e internacionais, com destaque para o grupo Caixa Geral de Depósitos.

Sander van Gelder, deixa assim um legado importante no litoral do concelho de Loulé, o empreendimento Vale do Lobo.

O seu trabalho, foi reconhecido pelo governo português ao lhe atribuir, a ‘Medalha de Ouro de Mérito Turístico’ em 2004.