Fotos A Voz do Algarve/Filipe Vilhena | D.R.
Triatlo Internacional de Quarteira regressa para a sua 21ª edição

16:00 - 24/03/2023 LOULÉ
O Triatlo Internacional de Quarteira - Carlos Gravata está de regresso já este fim de semana (25 e 26 de março) para a sua 21ª edição e vai incluir três provas, duas internacionais e uma competição nacional por equipas.

A apresentação do evento decorreu hoje, dia 24 de março, junto ao Hotel D. José e contou com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Loulé, que realçou a importância do certame. «Estamos num concelho [Loulé] que há muitos anos se habituou a receber como uma das principais provas do seu calendário desportivo o Triatlo Internacional de Quarteira – Carlos Gravata», referiu Vítor Aleixo.

O edil louletano frisou que «esta modalidade tem firmado alicerces muito importantes na cidade de Quarteira, […] que tem condições naturais excelentes para o decorrer destas três provas». Para Vítor Aleixo, o triatlo traz para Quarteira um «ambiente festivo e que dá ainda mais vida a esta cidade, para além do impacto positivo que traz para a nossa economia». Durante o fim de semana, são esperados cerca de 700 atletas, que são acompanhados pela equipa técnica, para além dos visitantes que se juntam a esta competição desportiva.

«Vamos continuar a fazer por merecer o lugar de destaque como roteiro internacional do triatlo», finalizou o Presidente da Câmara Municipal de Loulé.

Por sua vez, Telmo Pinto, Presidente da Junta de Freguesia de Quarteira, reforçou a importância do Triatlo Internacional de Quarteira - Carlos Gravata para a cidade e falou do evento como uma oportunidade para «quebrar» a sazonalidade que ainda existe, «uma vez que esta competição acontece na época baixa e não no verão, como poderia ser esperado».

O Presidente da Junta de Freguesia de Quarteira destacou ainda o «crescimento da dimensão desta prova», que ano após ano tem vindo a atrair mais atletas e visitantes. Telmo Pinto expressou a vontade de «fazer de Quarteira um destino de referência para a preparação dos atletas no que respeita aos treinos».

A 21ª edição do Triatlo Internacional de Quarteira - Carlos Gravata receberá as três provas com os três segmentos da modalidade: os atletas nadam na praia junto ao Hotel D. José, passam na primeira transição para montarem nas bicicletas e pedalar pelas principais avenidas da Freguesia, num percurso que conta com alguns desafios. Seguidamente, os participantes deixam as bicicletas no parque de transição para correrem ao longo do passeio marítimo de Quarteira, onde contarão com o habitual aplauso do entusiasta público.

O Presidente da Federação de Triatlo de Portugal, Sérgio Dias, referiu na apresentação do evento que é objetivo «manter a qualidade desta competição». O responsável destacou ainda a importância da Câmara Municipal de Loulé e da Junta de Freguesia de Quarteira na dinamização da competição, assim como do Hotel D. José.

A apresentação contou com a presença de vários atletas

 

Sérgio Dias frisou que «muitos atletas, entre juniores e elites, devem ter passado por Quarteira mais de dez vezes e continuam a vir. É muito bom». Para o Presidente da Federação de Triatlo de Portugal este é um indicativo positivo no que toca à importância do Triatlo Internacional de Quarteira para o panorama desportivo.

Por fim, assumiu a vontade de «dar continuidade a este legado», referindo-se ao trabalho que tem sido feito ano após ano na competição que terá lugar em Quarteira.  

Chris Kitchen, da União Europeia de Triatlo, demonstrou o seu agrado no que toca à organização do evento, assim como o «local onde é realizado o Triatlo Internacional de Quarteira, que tem o clima perfeito para as provas».

Fim de semana contará com 3 provas de alto nível

O programa arranca no sábado, dia 25 de março, com a realização das provas da Taça da Europa Elites femininas (pelas 13h45) e masculinas (pelas 16h30) com a participação de, aproximadamente, 150 atletas. Presenças habituais como Melanie Santos, Inês Rico, André Silva ou João Pereira, além de atletas vindo de Espanha, França, Suíça, Alemanha ou Holanda, entre outros, juntam-se a esta edição.

No domingo têm lugar as provas da Taça da Europa Juniores femininos (pelas 08h45) e masculinos (pelas 10h00), com uma lista de 140 inscritos nas duas categorias. Entre os jovens que vão entrar em ação estarão atletas portugueses de elevado nível como João Nuno Batista, Gabriel Santos, Duarte Fernandes, Maria Gonçalves, Matilde Santos ou Lectícia Magalhães. O evento culmina com a segunda etapa da Taça de Portugal (pelas 11h00), onde se espera uma participação recorde de, aproximadamente, 450 atletas.

A Taça da Europa de Elite disputa-se na distância olímpica (1500 metros a nadar, 40km de ciclismo e 10km a correr) e na distância sprint na categoria júnior. Na Taça de Portugal serão 750 metros a nadar, 20km de ciclismo e 5km a correr.

 

Por: Filipe Vilhena