Entrevista | Paulo Marum, Contabilista e Consultor de Empresas Estudos Económicos e de Financiamento

11:48 - 16/03/2023 ENTREVISTAS
Paulo Marum tem 46 anos, trabalha na área de contabilidade e fiscalidade e é consultor de empresas.

Licenciado em Gestão de Empresas pela Universidade do Algarve e Mestre em Finanças Empresariais pelo ISCTE, conta com mais de 25 anos de experiência na área. “Consulta o Marum” é o seu consultório, sedeado na cidade de Loulé. Reconhecido pela comunidade algarvia pelo seu trabalho, é responsável por vários estudos económicos e projetos de investimento, que permitiram a abertura de bons negócios no concelho de Loulé. Dá apoio a empresas e contribuintes estrangeiros sediados no concelho.

 

A Voz do Algarve  (V.A.) – Como empresário na área da contabilidade e de consultadoria de empresas, o que pensa que os poderes políticos (Governos e Câmaras Municipais) poderiam fazer isoladamente ou em conjunto, para ajudar na fixação de empresas, sejam elas nacionais ou internacionais, no nosso Concelho e no Algarve?

Paulo Marum (P.M.) – Primeiramente, têm de ser criadas condições para que as pessoas e as empresas se estabeleçam aqui e dar-lhes garantias de futuro. Torna-se também imperioso suprimir algumas falhas na nossa sociedade. Para as empresas se sediarem no concelho, está a faltar mão de obra. Quando refiro “mão de obra”, refiro-me à dos quadros intermédios – das ditas profissões tradicionais, como o carpinteiro, o pedreiro, o canalizador, o técnico de frio, o técnico de ar acondicionado o senhor do pladur, entre outras. Penso que no Algarve poderia ser feita uma gestão tendo em consideração o que foi feito há algum tempo, nos anos 60/70, que eram as escolas comerciais. Muitas das pessoas que temos no ativo e que hoje têm 50 a 60 anos, saíram dessas escolas, onde aprenderam uma profissão. Atualmente, essas pessoas criam riqueza para a sociedade porque andaram, precisamente, numa escola comercial. Infelizmente, essas pessoas vão sair da área, devido à chegada da idade para a reforma, e não há mão de obra formada para os substituir. Vou dar o exemplo da Escola de Hotelaria e Turismo do Algarve (em Faro) que, após formar os alunos, estes são “absorvidos” por um ou dois hotéis no Algarve. Pensemos em quantos outros espaços de hotelaria precisam destes profissionais. Tem de ser feito muito mais.

A nossa sociedade atravessa uma crise de recursos, onde estes são cada vez mais escassos e mais caros. A mão de obra, sobretudo no Algarve, é cada vez mais escassa e isso é transversal a todos os setores de atividade. Pela experiência que tenho com as empresas com quem trabalho, já há uma requalificação a nível salarial e qualitativo do local de trabalho – existe nos últimos anos uma maior “afinação” dessa questão.

 

V.A. – Porque é que alguém que quer investir em Portugal vem ter consigo?

P.M. - Temos de circunscrever o âmbito do negócio à parte fiscal. Para comprar ou vender uma casa, há algumas formas de o fazer e eu faço o aconselhamento da melhor forma. Eu faço este trabalho com advogados e com as pessoas com quem trabalho diretamente. Um cliente quando vem aqui quer uma consulta - geralmente, de índole fiscal. Isto significa que, tendo em conta o negócio que pretende fazer, o cliente quer saber o que pode vir a pagar ou receber.

 

V.A. – E que outras questões, a seu ver, prejudicam o desenvolvimento da nossa economia?

P.M. – Portugal debate-se ainda com outra questão: a burocracia. Esta questão faz com que o capital estrangeiro não chegue a Portugal da forma que se pretende. Estamos num espaço global da União Europeia e os outros países da Europa Central têm uma agilidade de processos completamente diferente do nosso. A nossa burocracia é um elemento que impede as pessoas de virem investir em Portugal. Obviamente que os estrangeiros querem aproveitar o que temos de bom, mas há coisas a rever na parte burocrática das instituições públicas.

 

V.A. – Pela sua experiência em ajudar a implementar novos investimentos estrageiros, a seu ver, quais são os principais entraves para a criação de empresas?

P.M. – Posso-lhe responder a essa pergunta com um exemplo. Como eu disse anteriormente, vivemos uma crise de recursos. Portanto, o acesso ao dinheiro do Banco faz-nos entrar numa conjuntura económica que faz com que os juros de capital estejam mais caros. Imaginemos que existe um investidor que quer fazer um loteamento e pediu um empréstimo. Esse investidor está parado à espera que a Câmara Municipal aprove o projeto de construção. Isso é inadmissível e a Câmara Municipal de Loulé, pelo que oiço dos empresários, é a que têm prazos de demora muito grande. Isso inviabiliza qualquer pretensão de uma pessoa que queira investir.

 

V.A. – Dos seus clientes e empresários que ajuda a se estabelecerem no Algarve, o que lhes é mais apetecível: o litoral ou o interior. Que medidas deveriam ser feitas para retirar o máximo das potencialidades de cada um?

P.M. – Há quem goste do litoral e quem goste do interior e não podemos dissociar um do outro porque temos um só concelho, a meu ver teriam que ser feitas medidas para o litoral e interior tendo em conta o que cada um oferece. Eu colocaria escolas comerciais na parte do litoral viradas para a restauração/serviços hoteleiros/praia e dava-lhes formação para criar riqueza. No interior, criava cursos técnicos operacionais no âmbito do combate aos incêndios, reflorestação, agricultura e caça. Tudo isto para que o interior não se desertifique e crie condições para os jovens se fixarem lá. Atualmente, não se investe no interior.   No interior não há praticamente nada, não há empregos para os jovens, o interior tem muita coisa para oferecer, falta mais sustentabilidade e crescimento.  A nível fiscal e a nível económico, poderia ser feito através da formação de jovens agricultores nas várias áreas, por exemplo do azeite, do medronho, no combate aos incêndios, a serra ficaria mais limpa, mais método de trabalho criando mais riqueza. Simultaneamente os jovens sedeavam-se nas pequenas aldeias, ajudando na desertificação, teria de haver mais apoio fiscal e ao fim de uns anos de acrescentar valor, esse apoio é automaticamente devolvido á economia.

 

V.A. – Como podemos aproveitar a nosso favor as diferenças apresentadas pela economia portuguesa em relação às economias dos muitos investidores estrangeiros que optam ou poderiam optar por investir no Algarve?

P.M. – Eu acabo por aprender muito com eles, acabo por tê-los como exemplo, porque esses investidores chegam com objetivos muito diferentes trazem um business plan é uma ferramenta que os investidores trazem sempre com eles, fazendo deles pessoas metódicas. Portanto, para além do método de trabalho, prezam bastante o facto de o investimento deles crescer e acrescentar valor. O ramo imobiliário é um mercado onde há muito investimento e a tendência é crescente. Portugal é um país atraente para os investidores.

V.A. – Ao longo das suas mais de duas décadas de atividade profissional, teve certamente oportunidade de acompanhar a gestão autárquica. Como acha que tem evoluído o nosso concelho?

P.M. – Tendo em conta todos os eventos que se fazem em Loulé, como a Noite Branca ou o Festival MED, faz falta apostar mais na hotelaria. Poderiam ser construídos mais dois hotéis na periferia da cidade, por exemplo na Cruz da Assumada, Barreiras Brancas Fonte da Pipa, isto seria muito importante para dinamizar e fomentar o comércio local e o poder de compra. Se as pessoas que visitam Loulé para determinado evento dormissem cá, faria com que ficassem na cidade mais tempo e provavelmente o comércio local e a restauração ficavam a ganhar. A cidade de Loulé tem ainda outro problema que se está a agudizar cada vez mais. Desde que se fechou o estacionamento perto da GNR as pessoas têm tido muitas dificuldades em encontrar alternativas. Isso tem prejudicado as vendas do comércio.

 

V.A. – Uma vez que falou do comércio local, como é que encara este ramo da economia em Loulé?

P.M. – O comercio local em loulé tem falta de dinâmica e de vida. Precisamos de vida em Loulé, como bares e diversão. Se existisse formação para criar empreendedores, poderíamos investir nessa parte. Por sua vez, as entidades competentes têm que facilitar o processo dos alvarás, das licenças, entre outras questões. Mas uma coisa é certa, de houvessem hotéis na cidade de Loulé era um começo.

 

V.A. – O que acha que pode ser feito em concreto para atrair mais turistas e investidores?

P.M. – O que precisamos são infraestruturas de base, estacionamentos e essas pessoas têm de evoluir em função do negócio. As comunicações cada vez são maiores, a internet veio dar um crescimento a muitos negócios e é importante que as lojas não fiquem só “no seu cantinho”. Isto carece de formação, claro.

 

V.A. – A par do seu trabalho, é um louletano bastante ativo na comunidade, se o convidassem para um cargo político, aceitaria?

P.M. – Eu vejo a política, mas não me revejo nela. Eu gostaria de ter uma pasta que tivesse como finalidade alavancar a cidade de Loulé, de forma imparcial e sem interesses, numa perspetiva global. Se pudesse pegar em sinergias de pessoas capacitadas e para chegar a um bem comum que é a nossa cidade e concelho.

 

V.A. - Mas “hipoteticamente falando” imagina-se como Presidente de uma Câmara Municipal?

P.M. – Sim, eu desde pequeno que trabalho muito. Partindo dessa base, diria que sim. Quanto à vontade, não tenho muita. Deixo aqui uma frase que li recentemente: “Portugal é um país refém das elites, porque as elites predominantes, ditam as elites que veem”. Eu não sou da elite, por isso estou fora de contexto.

 

V.A. - Imaginemos que exercia realmente um cargo político, que mudanças implementava em Loulé? O que faria de imediato para potenciar a economia local?

P.M. – Criava duas escolas de formação profissional, viradas para o litoral e uma escola de formação para o interior. No litoral dava primazia a toda a área da restauração, turismo e praia. No interior, dava vantagem à reflorestação, combate dos incêndios e explorava as áreas da produção de azeite e extração de cortiça. Estes jovens deveriam ter condições para crescer e para criarem empresas. Esta seria a base e uma das coisas que nós [concelho de Loulé] tem cada vez mais falta. Os jovens preferem muitas vezes um trabalho das 9h-18h e o empreendedorismo fica colocado de parte. Estamos a cair numa espiral de facilitismo e é preciso um “abanão” para alterar estas questões. Têm de existir interligações com as empresas, em que chamem os jovens para estagiar e lhes deem garantias de, que se forem bons profissionais, passam aos quadros das empresas. 

 

V.A. - Como vê atualmente o quadro político em Portugal?

P.M. – Assusta-me a forma como algumas pessoas chegam ao topo, a gerir dinheiro e cargos públicos. Como é que pessoas que nunca trabalharam, nunca contribuíram e nunca acrescentaram valor podem gerir o dinheiro dos contribuintes? Alguma coisa está mal na política e, por isso, eu não me revejo. A política tem de ser alterada, até porque estamos sempre situados nos 50% de abstenção e os partidos predominantes “assobiam” para o lado.

 

V.A. – Tem uma carreira já conhecida e reconhecida na região algarvia. Como vê o seu trabalho nos últimos anos?

P.M. - Primeiramente, dizer que me sinto orgulhoso. Tenho feito muito pelas empresas e pelas famílias em Loulé. E, modéstia à parte, sinto que gostam de mim nesse sentido. Sinto-me também muito contente por ter contribuído diretamente e objetivamente para a abertura de grandes negócios do concelho de Loulé. Posso dar o exemplo: acompanhei o estudo económico no âmbito do Restaurante Dois Passos da Praia do Ancão, que é provavelmente um ex-líbris da restauração do Algarve; tenho aqui muitos negócios na cidade de Loulé a prosperarem dos quais eu fiz o estudo económico e iniciei a progressão económica dessas famílias. Atualmente muitos dos meus clientes, já são amigos, confiam em mim, atraio pessoas que investem no nosso concelho, eu aconselho-os na melhor maneira de investir o dinheiro e o que pode vir a pagar e o que pode vir a poupar, como fazer um reinvestimento e a nível fiscal fica tudo como deve ser.

 

V.A. - Se pudesse enviar um recado a alguém a quem o faria e o que diria?

P.M. – Eu alertava para esta nova geração que está a emergir, a nossa população está a envelhecer, a taxa de natalidade está cada vez mais baixa e pouco ou nada se está a fazer para reverter esta situação. Se trabalhássemos todos em conjunto para bem do nosso pais, poderíamos transformar Portugal numa pequena Suíça. Estão reunidas as condições para que todos possamos viver bem. Se tivéssemos a regionalização, se fossemos uma região independente, seriamos uma fonte de riqueza. Mas para tal temos de convergir todos para o mesmo lado, com rigor no ensino intermédio e superior e acabar com os facilitismos.

 

Por: Nathalie Dias