COLECTIVO 84 APRESENTA DIPTICO EPISÓDIOS DA VIDA SELVAGEM, 2º EPISÓDIO A NOSSA VIDA EM ESTREIA NO CINE TEATRO LOULETANO

16:14 - 07/03/2023 LOULÉ
Escrito e dirigido por Mickael de Oliveira, Episódios da vida Selvagem é constituído por dois episódios: A Minha Morte, estreado a 1 de Outubro de 2022 no TAGV (Coimbra), e A Nossa Vida que estreia no Cine Teatro Louletano no dia 11 de Março de 2023. Em 2023 e 2024 Episódios da Vida Selvagem apresenta-se nas cidades co-produtoras de Aveiro, Coimbra, Leiria, Loulé, Lisboa, Porto, Viseu, entre outras.
Episódios da Vida Selvagem
 
Num futuro próximo, após repetidas catástrofes naturais, a população mundial é reduzida ao seu mínimo e a sua vivência é condicionada por condições climáticas extremas. A humanidade reorganizou-se em pequenas comunidades que se constituíram politicamente em cidades-estado. Episódios da Vida Selvagem percorreo quotidiano da intervenção e decisão políticas numa cidade na iminência de viver a sua última catástrofe: o desaparecimento. Em suspenso, a cidade confronta-se com uma decisão urgente entre duas propostas para a sobrevivência da comunidade ameaçada pela escassez de água.
 
A minha morte
 
O primeiro episódio coloca-nos numa cidade dependente de escassas reservas de água e governada pela casa de Paulo. Em palco, a defensora da proposta de êxodo denuncia o individualismo de quem abandona a cidade, a corrupção do novo governo, a passividade da população e o absurdo da proposta vencedora.
 
10 de Março | 21H | Cine Teatro Louletano
 
A nossa vida
 
No segundo episódio, o governo discute as duas propostas para o futuro da cidade. Entre a guerra ou o êxodo, ambas as opções parecem acarretar custos humanos e morais elevados. Das exposições técnicas à análise das implicações, o debate político desvela confrontosfamiliares, ambições pessoais e noções de identidade nacional, num enredo e discurso que revisitam a tragédia grega.
 
11 de Março | 21H | Cine Teatro Louletano
 
Paralelamente aos espectáculos, o Colectivo 84 desenvolve programas de mediação com a comunidade, através do projecto “Daqui Para a Frente”. Daqui para a frente é um projeto de formação que se desenvolve em estreita ligação com os jovens artistas e públicos das instituições e cidades parceiras do díptico Episódios da Vida Selvagem, escrito e dirigido por Mickael de Oliveira e produzido pelo Colectivo 84.
 
Durante 10/12 dias de formação, orientada pelo formador Romeu Costa, Daqui para a frente foca uma primeira etapa dos seus trabalhos na leitura e no estudo dramatúrgico de A minha morte (1º episódio) e A nossa vida (2º episódio).
 
A segunda etapa propõe aos formandos exercícios práticos de interpretação e de criação / escrita para palco, a partir do texto A nossa vida, cujo espectáculo integra (opcionalmente) os formandos, participando e intervindo directamente na obra apresentada na sua cidade com o apoio da formadora Rita Morais.
 
O projeto é principalmente destinado a estudantes do ensino artístico (em teatro) profissional ou superior, ou ainda agentes ativos do teatro amador de cada cidade co-produtora, privilegiando inscritas/os entre os 17 a 25 anos de idade (abrindo excepções, caso necessário).
 
A residência em Loulé é promovida pelo Colectivo 84 em co-produção com o Cineteatro Louletano e em parceria com a Mákina de Cena, e conta neste momento com mais de 20 formandos.